Menu

Notícias

Pra noticia 2Encontro Nacional do Profbio debate, entre outros assuntos, a necessidade de novas abordagens e novas metodologias para ensino e aprendizagem de biologia no Brasil

A origem da vida é um dos temas mais importantes a serem ensinados durante o percurso escolar, porém existem muitos obstáculos para isso. Segundo o professor Sávio Torres, doutor em Genética pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICBUFMG), as escolas falam sobre isso de forma muito superficial, devido tanto a questões ideológicas quanto a falta de aprofundamento desse tema nas pesquisas brasileiras, “o nosso problema é a falta de especialistas, quase não tem grupo de pesquisa desse assunto”, afirma o palestrante do Encontro Nacional do Profbio, que ocorre até amanhã em Belo Horizonte.

Dentre as diversas questões, o obstáculo mais comum entre professores de biologia do ensino médio é a religião, “Inventaram uma mentira que a ciência é contra a religião e todo mundo comprou, mas não tem nada a ver isso”, disse Sávio em entrevista. Segundo as discussões feitas no evento, é importante evidenciar a diferença entre a visão científica e as visões religiosas sobre o assunto, e apontar suas diferentes finalidades.

“A gente está tendo uma geração toda que está sendo criada dentro dessa perspectiva: a ciência é contra a religião”, os professores ressaltaram a importância de destacar o papel da escola como um ambiente que apresenta a visão científica do mundo.

Também foi levantada a falta de especialização dentro do assunto por parte das instituições brasileiras, que não possuem muitos núcleos de estudos específicos dentro dessa área, o que dificulta o acesso a esse tipo de informação, “Eu conheço todos os especialistas em origem da vida no país e não enche uma mão”, disse Sávio.

Outro obstáculo de destaque foi a complexidade do assunto, sendo necessária uma adaptação de diversos conhecimentos em nível molecular para que o conteúdo seja compreendido por alunos do ensino médio. Várias abordagens foram sugeridas, como o apoio nos conhecimentos de materiais genéticos e ancestrais comuns.

PROFBIO

O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), coordenado nacionalmente pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e já formou 2.330 alunos desde sua criação.

Dirigido exclusivamente para professores de Biologia que já atuam no ensino médio da rede pública do país, efetivos ou contratados, o objetivo do ProfBio é a qualificação desses professores e a melhoria do ensino público, por meio do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino e aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

Neste ano, ocorre o VI Encontro Nacional do ProfBio, que você pode conhecer clicando aqui.

asLivro organizado por professora do ICB UFMG se destaca no assunto e entra em coleção internacional

O gás sulfídrico (H2S) é um gasotransmissor que estimula nas plantas respostas ao ambiente ao seu redor, num processo chamado sinalização celular. Essa substância pode ser detectada nos vegetais, já que ela interage com outras partes do organismo em diversas situações. O conhecimento sobre os efeitos desse gás nos vegetais pode ser utilizado para melhorar a eficiência da produção agrícola e é tema do livro editado por Luzia Modolo, professora do Departamento de Botânica, e Cristiane Jovelina, egressa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

O trabalho compila informações sobre as teorias e a práticas de como se lidar com o H2S nas plantas, com informações sobre várias técnicas que também envolvem o manejo dos vegetais. “É um livro que vai ser utilizado tanto por alunos de graduação e pós-graduação no ensino da biologia, quanto por profissionais que trabalham com plantas”, afirma Luzia Modolo.

“Às vezes o pesquisador pode ter dúvida em qual técnica de detecção de H2S vai utilizar, o livro traz essas informações" , destaca Luzia, ao falar sobre a abordagem prática do texto. As diversas técnicas podem ser utilizadas para vários objetivos, como o estudo do anabolismo e catabolismo do H2S e o uso desse conhecimento para melhorar a produção vegetal e o pós-colheita.

Devido ao seu conteúdo, o livro “H2S in Plants – Past, Present, and Beyond” ganhou destaque na coleção Plant Gasotransmitters and Molecules with Hormonal Activity, uma coleção internacional de renome composta por diversos livros relevantes na área da Biologia Vegetal, coordenada pelo professor Vasileios Fotopoulos, da Universidade de Tecnologia do Chipre. O conteúdo do livro também descreve o histórico da descoberta do gás sulfídrico nas plantas, trazendo novas perspectivas para o uso dessa molécula, “É importante pensarmos em como isso pode aumentar a produção de alimentos de forma geral”, diz a autora do livro.

Luzia Valentina Modolo, é doutora em Biologia Funcional e Molecular, com um pós-doutorado em Biologia Molecular e Cristalografia de Proteínas, atualmente é professora associada do Departamento de Botânica do ICB-UFMG e coordenadora do Grupo de Estudos em Bioquímica de Plantas (GEBioPlan) e da Rede de Estudos para o Desenvolvimento de Novos Inibidores de Urease (REDNIU). Cristiane Jovelina-da Silva é doutora em Biologia Vegetal, sendo orientada por Luzia durante sua pós-graduação, atualmente ela é pesquisadora pela North Carolina State University, nos Estados Unidos

Serviço

Livro: H2S in Plants – Past, Present, and Beyond
Lançamento: 24 de outubro de 2023
Editora: Academic Press, Elsevier
Valor: U$ 200,00
Link: H2S in Plants - 1st Edition 

 

Redação: Gabriel Martins - Bolsista Sigepe da Acbio

WhatsApp Image 2023 11 07 at 11.43.54'A anatomia veterinária atrás das telas - Importância das mídias sociais na divulgação científica’ ficou entre as 17 atividades premiadas pela Universidade

O 26º Encontro de Extensão premiou 17 atividades em oito áreas temáticas. Entre elas, está ‘A anatomia veterinária atrás das telas - Importância das mídias sociais na divulgação científica’, apresentado pela estudante do curso de Medicina Veterinária Kathellen Vitoria Flaviano, orientado por Gleide Fernandes de Avelar, docente do Departamento de Morfologia do ICB/UFMG.

O trabalho tratou sobre o Grupo de Estudo em Ciências Anatômicas Veterinárias (Gecav), que desenvolve uma experiência de divulgação científica por meio das mídias sociais. “Buscamos demonstrar como as mídias sociais podem ser importantes para disseminar conhecimento não só para acadêmicos e profissionais da área, mas também para o público não especializado”, disse Kathellen, durante sua apresentação no CAD3.
O projeto visa divulgar informações pertinentes sobre a anatomia animal de forma rápida e acessível. Assim, é possível promover informação e conscientização sobre esta área, a fim de ser consolidado como fonte confiável e de fácil acesso para os acadêmicos e o público leigo interessado.

26° Encontro de Extensão

O 26º Encontro de Extensão é promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com as unidades acadêmicas. O evento integrou a programação da Semana do Conhecimento, realizada presencialmente na UFMG com o tema: Desenvolvimento sustentável e democracia na era da inteligência artificial. E, em 2023, pela primeira vez, o evento concedeu o prêmio de Destaque de Extensão na Pós-graduação.

Os trabalhos destaques contemplaram as oito áreas temáticas da Extensão Universitária: Educação, Saúde, Cultura, Comunicação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça, Tecnologia e Produção e Trabalho.

 

PROGRAMAÇÃOAcolhida de crianças e seus responsáveis no ambiente acadêmico é tema de censo, palestras e oficinas

Levantar as demandas e discutir a criação de um espaço físico bem como o desenvolvimento de ações e políticas institucionais que visem acolher as crianças e seus responsáveis no ambiente acadêmico. Com esse objetivo o Programa de Pós-graduação em Genética (PPGen) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG realiza, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o evento “Parentalidade no ICB”. Um censo com o mesmo nome e objetivo também está sendo realizado e busca quantificar os desafios das pessoas responsáveis por crianças de 0 a 12 anos de idade que estudam e/ou trabalham no Instituto.

EVENTO

“Parentalidade no ICB” é um evento gratuito voltado para estudantes, professores, servidores e profissionais terceirizados. A programação inclui palestras, rodas de conversas e oficinas infantis. De acordo com a Comissão Organizadora, trata-se de “um assunto de responsabilidade coletiva”. As inscrições podem ser feitas pela internet, no link a seguir: https://bitly.ws/ZKjE Haverá emissão de certificado para os participantes.

(Confira a programação na imagem ao lado.)

 

imageCENSO

Antecedendo ao evento, uma pesquisa sobre o mesmo tema, coordenada pela professora Fernanda Antunes, está sendo aplicada em toda a comunidade. A ideia é dar início a uma discussão sobre a implantação de estruturas físicas e políticas institucionais que visem acolher as crianças e seus tutores no ICB.

A Comissão organizadora acredita que o levantamento pode trazer diversos benefícios diretos e indiretos à comunidade universitária, “que nos possibilitará gerar, a partir dos resultados, um diagnóstico sobre o panorama da parentalidade na nossa Unidade”. O grupo informa que “um pedido de espaço já foi protocolado junto à Diretoria”.

Para participar, os interessados, podem ter acesso ao formulário pelo link https://bitly.ws/ZLfy

 

Imagem profbio

Encontro Nacional do PROFBIO volta a ocorrer presencialmente em 2023 e deve reunir aproximadamente 400 profissionais da área

“Tirar a ciência dos livros e trazer para a vida dos alunos.” Com essa ideia norteadora sobre o ensino público de Ciências Biológicas no Brasil, aproximadamente 400 especialistas de todo país se reúnem em Belo Horizonte, a partir de quarta-feira, 8, no Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio). Eles vão debater, por exemplo, formas de lidar com o tema da origem da vida em sala de aula, e assim traçar novas perspectivas para a formação dos jovens, especialmente, os do ensino médio.

“A ciência é experimentação, é hipótese. Na aula fica como se o livro fosse a ciência, mas ele não é”, afirma Vilas-Boas, coordenadora nacional do Profbio. Ela ressalta a importância de pensar em diversos métodos além do tradicional. Durante o evento, serão discutidas novas abordagens em contraposição às metodologias tradicionais.

A programação do encontro, realizado anualmente, é diversa e conta com oficinas e palestras, entre as quais “Família e saúde mental: presença importante no eixo central da escola”, ministrada pelo escritor e cientista político Rudá Ricci. Ele falará sobre a relação do tema com a escola e seus impactos no processo de aprendizagem, uma discussão que ultrapassa o estudo das ciências procurando compreender melhor a situação social da educação brasileira.

A professora Adlane Vilas-Boas, afirma, ainda, que o evento interessa a todos os profissionais das áreas biológicas e cursos afins. Além do debate e da troca de informações, os professores de Biologia vão apresentar as estratégias que têm utilizado em sala de aula. Também serão apresentadas as produções selecionadas da II Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza, e produtos educativos desenvolvidos por estudantes egressos. “A gente ouve os mestrandos falando que o ProfBio foi um marco na vida deles, que eles mudaram a forma de ensinar”, afirma Adlane Vilas-Boas.

Neste ano, o encontro acontece dos dias 8 a 11 de novembro e voltará às atividades presenciais pela primeira vez desde 2019, no Centro de Atividades Didáticas 1 da UFMG, com a presença confirmada de mais de 240 participantes presenciais, oriundos de 25 instituições federais e estaduais diferentes das cinco regiões do Brasil.

O encontro também será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do ProfBio, já que o curso conta com mais de 700 alunos ativos em todo o país.

PROFBIO

O Profbio, coordenado nacionalmente pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e já formou 2.330 alunos desde sua criação.

Dirigido exclusivamente para professores de Biologia que já atuam no ensino médio da rede pública do país, efetivos ou contratados, o objetivo do ProfBio é a qualificação desses professores e a melhoria do ensino público, por meio do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino e aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

Momentos Culturais

No dia 10, sexta-feira, ao fim do ciclo de palestras, o evento será encerrado com uma confraternização em uma roda de samba do grupo Samba do Corredor, composto por professores da Faculdade de Educação da UFMG. No dia seguinte, 11, será feita uma visita cultural ao Museu de Inhotim, na cidade de Brumadinho, que encerrará as atividades do encontro.

Para consultar a programação e participar do evento, clique aqui.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo