Menu

Pra noticia 2Encontro Nacional do Profbio debate, entre outros assuntos, a necessidade de novas abordagens e novas metodologias para ensino e aprendizagem de biologia no Brasil

A origem da vida é um dos temas mais importantes a serem ensinados durante o percurso escolar, porém existem muitos obstáculos para isso. Segundo o professor Sávio Torres, doutor em Genética pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICBUFMG), as escolas falam sobre isso de forma muito superficial, devido tanto a questões ideológicas quanto a falta de aprofundamento desse tema nas pesquisas brasileiras, “o nosso problema é a falta de especialistas, quase não tem grupo de pesquisa desse assunto”, afirma o palestrante do Encontro Nacional do Profbio, que ocorre até amanhã em Belo Horizonte.

Dentre as diversas questões, o obstáculo mais comum entre professores de biologia do ensino médio é a religião, “Inventaram uma mentira que a ciência é contra a religião e todo mundo comprou, mas não tem nada a ver isso”, disse Sávio em entrevista. Segundo as discussões feitas no evento, é importante evidenciar a diferença entre a visão científica e as visões religiosas sobre o assunto, e apontar suas diferentes finalidades.

“A gente está tendo uma geração toda que está sendo criada dentro dessa perspectiva: a ciência é contra a religião”, os professores ressaltaram a importância de destacar o papel da escola como um ambiente que apresenta a visão científica do mundo.

Também foi levantada a falta de especialização dentro do assunto por parte das instituições brasileiras, que não possuem muitos núcleos de estudos específicos dentro dessa área, o que dificulta o acesso a esse tipo de informação, “Eu conheço todos os especialistas em origem da vida no país e não enche uma mão”, disse Sávio.

Outro obstáculo de destaque foi a complexidade do assunto, sendo necessária uma adaptação de diversos conhecimentos em nível molecular para que o conteúdo seja compreendido por alunos do ensino médio. Várias abordagens foram sugeridas, como o apoio nos conhecimentos de materiais genéticos e ancestrais comuns.

PROFBIO

O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), coordenado nacionalmente pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e já formou 2.330 alunos desde sua criação.

Dirigido exclusivamente para professores de Biologia que já atuam no ensino médio da rede pública do país, efetivos ou contratados, o objetivo do ProfBio é a qualificação desses professores e a melhoria do ensino público, por meio do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino e aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

Neste ano, ocorre o VI Encontro Nacional do ProfBio, que você pode conhecer clicando aqui.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo