A Pró-Reitoria de Extensão divulgou o edital PBEXT 01/2024 , que contém diretrizes para o pleito de bolsas de extensão nas modalidades PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa para o ano de 2024. Servidores docentes e técnicos administrativos em educação podem apresentar proposta de programa, projeto ou curso de extensão universitária, no período de 08 de julho a 20 de agosto, até 17 horas, no Sistema de Fomento da PROEX.

De acordo com o documento, o edital visa, por meio da concessão de bolsas acadêmicas de extensão, estimular a participação de estudantes em programa, projeto ou curso de extensão, buscando contribuir para a formação acadêmica, estimular o pensamento crítico e interdisciplinar e atuação acadêmica e profissional comprometidas com a promoção da cidadania, em consonância com a função social da educação superior pública.

As propostas devem atender ao conceito e às diretrizes da extensão universitária, estabelecidos pela Resolução CNE nº 07/2018, de 18 de dezembro de 2018, e Resolução CEPE nº 08/2020, de 05 de novembro de 2020, e apresentar status "atividade em desenvolvimento" no Sistema de Informações de Extensão da UFMG (SIEX/UFMG) e ter a data de término mínima prevista para 28/02/2025.

Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta de programa, projeto e curso, não estando impedido de participar como membro de equipe em outras propostas incristas. No caso dos cursos de extensão, a atividade deve obrigatoriamente estar vinculada a um programa ou projeto de extensão e não poderá prever a cobrança de taxas de inscrição ou mensalidades de participantes.

A bolsa tem vigência de até 12 meses e o estudante selecionado receberá o valor de R$ 700,00 mensalmente, quantia que tem como referência os valores das bolsas correspondentes pagas pelas agências oficiais de fomento à pesquisa” (Art. 2o do Decreto Nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010).

CRONOGRAMA DO EDITAL:

Lançamento do Edital - 08 de julho de 2024

Leitura Pública do Edital PBEXT: 17 de julho de 2024, no Canal do Youtube da PROEX

Inscrição de propostas no Sistema de Fomento da PROEX:  até 20 de agosto,às 17:00h

Avaliação das propostas pelos Comitês Assessores, Avaliadores ad hoc e pela Câmara de Extensão: 04 a 20 de outubro de 2024

Divulgação do resultado preliminar: 10 de janeiro de 2025

Interposição de recurso:10 a 19 de janeiro de 2025

Divulgação do resultado final: 28 de janeiro de 2025

Início da indicação de bolsistas:      01 a 15 de março de 2025

01 a 15 de abril de 2025

01 a 15 de maio de 2025

Data Limite para implementação das bolsas: 15 de maio de 2024

Para mais informações acesse o Edital PROEX nº 01/2024.

CONFIRA COMO FOI A EDIÇÃO 2023

Edição de 2023

Resultado preliminar

ORIENTAÇÕES E DOCUMENTOS DISPONÍVEIS PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA UFMG, EM PROGRAMAS E PROJETOS CONTEMPLADOS PELO EDITAL PBEXT PARA EXERCÍCIO EM 2023:

POP - 03 (Submissão de proposta no Sistema de Fomento da Extensão)

POP - 04 (Informação sobre a implementação, troca e desligamento de bolsista PBEXT  no Sistema de Fomento da Extensão)

POP - 05 (Informação sobre a inclusão de bolsa PBEXT pelo discente bolsista no Sistema de Fomento da Extensão e pelo discente voluntário no SIEX - Sistema de Informação da Extensão)