Menu

Ações de Extensão : 

Visualize as modalidades de Ações de Extensão (Programas, Projetos, Prestação de Serviços, Cursos e Eventos) do ICB:

As Ações de Extensão são classificadas em Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviços, obedecendo às seguintes definições:

Programa:

Conjunto articulado de pelo menos dois projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, desenvolvido de forma processual e contínua, integrando o ensino e a pesquisa, que deve explicitar, necessariamente, a metodologia de articulação das diversas ações vinculadas; atender às diretrizes de extensão; e estar orientado por um eixo articulador voltado para um público, temática, linha de extensão ou recorte territorial.

Projeto:

Ação de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo focalizado, integrando o ensino e a pesquisa. Deve atender às diretrizes de extensão, podendo abranger, de forma vinculada, cursos, eventos e prestação de serviços. O projeto pode ser vinculado a um Programa (o Projeto faz parte de uma nucleação de ações) ou não-vinculado a Programa.

Curso:

Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 08 horas, critérios de avaliação definidos e certificação. Deve atender às diretrizes de extensão.

Observações:

  • Ações dessa natureza com menos de 08 horas devem ser registradas como Evento.
  • Prestação de Serviço realizada como Curso deverá ser registrada como Curso.
  • Cursos que são re-ofertas devem ser registrados uma única vez e atualizados a cada oferta, inserindo oferta e os resultados já alcançados.
  • Cursos em que há previsão de certificação para participação do aluno por módulo (carga horária parcial para cada módulo como uma ação de extensão, mantendo o mesmo título, acrescido da identificação do módulo a apresentação geral do curso na descrição.    

Caracterização:

  • Aperfeiçoamento: Objetiva principalmente aprimorar ou aprofundar habilidades técnicas em uma área do conhecimento. Conforme o Art. 44 da LDBEN/1996, cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação abertos a candidatos diplomados em graduação.
  • Atualização: Objetiva principalmente reciclar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas do conhecimento.
  • Iniciação: Objetiva principalmente oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento.
  • Treinamento Profissional: Objetiva principalmente treinar e capacitar em atividades profissionais específicas.

 

Subcaracterização:

  • Presencial: Exige a presença do estudante durante toda a oferta de carga horária.
  • A distância: Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Segundo o Decreto 5.622/2005 o curso a distância deve prever obrigatoriamente momentos presenciais.

Evento:

Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico/acadêmico ou tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. Deve atender às Diretrizes de Extensão.

Observação:

Eventos sequenciais ou cíclicos devem ser registrados uma única vez e atualizados a cada realização, inserindo-se um novo período de oferta e os resultados já alcançados.

Caracterização:

  • Congresso: evento de âmbito regional, nacional ou internacional, em geral com duração de 3 a 7dias, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla. Realizado como um conjunto de atividades, como mesas redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, minicursos, oficinas/workshops. Incluem-se nessa classificação eventos como conferência nacional de ..., reunião anual de ..., etc.
  • Seminário e evento análogo: Evento científico de âmbito menor do que o congresso, tanto em termos de duração quanto o número de participanantes. Incluem-se nessa classificação eventos de médio porte, como encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, mesa-redonda, etc.
  • Ciclo de debates: encontros sequenciais que visam à discussão de um tema específico. Inclui: Ciclo de..., Circuito de ..., Semana de ....
  • Exposição: Exibição pública de bens de caráter científico, cultural, tecnológico, social e educativo. Inclui: feira, salão, mostra, lançamento, etc.
  • Espetáculo: Apresentação pública de eventos artísticos. Inclui: recital, concerto, show, teatro, exibição de cinema, dança e interpretação musical.
  • Evento esportivo: Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva.
  • Festival: Série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantimente,  em geral em edições periódicas.    

 

Prestação de Serviços:

 Constitui-se como o estudo e solução de problemas dos meios profissional ou social, com o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e de pesquisa e como a transferência de conhecimentos e/ou de tecnologia à sociedade, realizados pelos docentes/técnicos, com a participação orientada de discentes e comprometidos com o projeto político acadêmico da Universidade. Deve atender às Diretrizes da Extensão.

Observações:

O mesmo tipo de prestação de serviço, realizado mais de uma vez, deve ser registrado uma única vez e atualizado a cada execução, inserindo-se nova data de execução e os resultados já alcançados.

OBS.: Prestação de Serviço realizada como Curso deverá ser registrada como Curso.

Caracterização e sub-caracterização de Prestação de Serviço

Atendimento ao público em espaços de cultura, ciência e tecnologia

Espaços e Museus Culturais

Atendimento a visitantes em museus, centros de memória e espaços culturais.

Espaços e Museus de Ciência e Tecnologia

Atendimento ao público em espaços de ciência e tecnologia da UFMG, como observatório astronômico, estação ecológica, planetário, jardim botânico, setores e laboratórios, etc.

Cineclubes

Atendimento ao público em cineclubes da UFMG.

Outros espaços

Atendimento em outros espaços da UFMG não incluídos nos itens anteriores.

Serviço Eventual

Consultoria

Análise e emissão de pareceres acerca de situações e/ou temas específicos.

Assessoria

Assistência ou auxílio técnico em um assunto específico referente a conhecimentos específicos

Curadoria

Organização e manutenção de acervos e mostras de arte e cultura

Outros

Incluem-se nessa categoria, participação em palestras, conferências ou mesas redondas, restauração de bens móveis e imóveis e outras prestações de serviço eventuais.

Atividades de propriedade intelectual

Depósito de patentes e modelos de utilidades

Depósitos e registros de patentes

Registro de marcas e softwares

 

Contratos de transferência de tecnologia

Contrato de transferência de direito sobre tecnologia.

Registro de Direitos Autorais

 

Exames e Laudos Técnicos

Laudos Técnicos

Exames, perícias e laudos realizados pelas diversas unidades da UFMG que oferecem serviço permanente. Inclui: análise de solos, exames agronômicos e botânicos, análise farmacológica, qualidade de produtos, laudos médicos, psicológicos, antropológicos, perícia ambiental, dentre outros.

Atendimento Jurídico e Judicial

Atendimento Jurídico e Judicial

Atendimentos a pessoas em orientação jurídica e no ajuizamento e acompanhamento de ações judiciais.

Atendimento em Saúde Humana

Consultas Ambulatoriais

Consulta ambulatorial ou domiciliar programada

Consulta de Emergência e Urgência

Consulta em situação que exige pronto atendimento (emergências e urgências)

Internações

Atendimento a pacientes internados

Cirurgias

Intervenções cirúrgicas (hospitalares e ambulatoriais)

Exames Laboratoriais

Exames de patologia clínica e anátomo-patologia

Exames Secundários/Complementares

Radiologia, ultra-sonografia e outros exames por imagem, provas funcionais, endoscopia, etc. Atendimentos não incluídos nos itens anteriores

Outros atendimentos

Atendimentos não incluídos nos itens anteriores

Atendimento em Saúde Animal

Atendimentos veterinários ambulatoriais

Atendimento ambulatorial a animais

Internações veterinárias

Assistência veterinária a animais internados

Cirurgias veterinárias

Intervenções cirúrgicas em animais (hospitalares e ambulatoriais)

Exames laboratoriais e secundários/complementares em veterinária

Exames de patologia clínica e anátomo-patologia, radiologia e outros exames por imagem, provas funcionais, endoscopia, etc.

Outros atendimentos veterinários

Atendimentos não incluídos nos itens anteriores

 

Publicações e outros Produtos Acadêmicos

Caracterizam-se como produtos de extensão, as produções das atividades desenvolvidas no âmbito da ação de extensão. São considerados as publicações e os produtos de caráter social, cultural, científico ou tecnológico, divulgados e difundidos na sociedade.

Produto

Descrição

Livro

Produzido no âmbito da ação de extensão. Produção efetivada (não incluir no prelo), inclui traduções de livro)

Capítulo de livro

Produzido no âmbito da ação de extensão. Produção efetivada (não incluir prelo)

Periódico

Periódico de divulgação de notícias, de entrevistas, de artigos e de informações, produzidos no âmbito da ação de extensão, impresso e/ou disponibilizado em meio eletrônico. Inclui: jornal, revista, boletim e outros similares.

Artigo

Produzido no âmbito da ação de extensão. Inclui artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros e trabalhos completos publicados em anais de acadêmicos/científicos.  

Manual/cartilha

Produzido no âmbito da ação de extensão, impresso e/ou disponibilizado eletrônico. Inclui: publicações de caráter didático, caderno, álbum de figurinha, revista em quadrinhos, apostila, fascículo, livreto e outros similares.

Informativo

Produzido no âmbito da ação de extensão, impresso e/ou disponibilizado eletrônico. Inclui: folder, folheto e outros similares.

Anais

Anais de eventos acadêmicos /científicos produzidos no âmbito da ação de extensão e publicados de forma impressa e/ou disponibilizados em meio eletrônico.

Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico

Produzido no âmbito da ação de extensão e publicado em anais. Inclui pôster/banner, comunicação e outros similares.

Matéria jornalística

Produzido no âmbito da ação de extensão e veiculada na mídia ou em periódicos, inclui entrevista concedida.

Jogo ou objeto educativo

Criado e produzido no âmbito da ação de extensão.

Produto artístico

Criado e/ou produzido no âmbito da ação de extensão. Inclui: partitura, arranjos musicais, gravuras; textos teatrais; roteiros de produtos audiovisuais, coreografia, identidade visual: logomarca e similares; instalação artística; fotografia artística; pintura e escultura.

Produto audiovisual

Produzido no âmbito da ação de extensão. Inclui: CD, DVD, vídeo, filme, programa de rádio ou TV e outros similares.

Aplicativo para computador

Softwares produzidos no âmbito da ação de extensão.

Site

Sítio virtual produzido no âmbito da ação de extensão. Conjunto de páginas localizadas em algum portal da World Wide Web, a rede mundial de computadores.

Relatório técnico

Produzido no âmbito da ação de extensão. Inclui: catálogo, inventário; diagnóstico, relatório de análise, banco de dados, relatório final de projeto e outros similares.

Plano/projeto

Produzido no âmbito da ação de extensão. Inclui: plano de comunicação e divulgação, projeto arquitetônico, projeto de planejamento ambiental e/ou urbano; projeto museográfico; plano diretor; projeto/plano de arquivamento; projeto cultural, projeto social e outros similares.

Tecnologia social

Compreende produtos, técnicas ou metodologias replicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social, concebidos e/ou desenvolvidos no âmbito da ação de extensão.

Disciplina

Criada no âmbito da ação de extensão e ofertada em curso de graduação ou de pós-graduação.

Tese/dissertação

Produzidas e desenvolvidas no âmbito da ação de extensão.

Monografia / Trabalho de conclusão de curso - TCC

Produzidos e desenvolvidos no âmbito da ação de extensão.

Observações:

Contação de histórias; exibição de filme; lançamento de livro; relatório de prestação de contas; relatório de evento; visitas monitoradas; matéria jornalística elaborada pela mídia; exame de qualificação da dissertação / tese; participação em banca; reunião; e re-impressão de publicação não são considerados produtos.

Para efeito do levantamento do indicador de extensão, consideram-se somente as produções referentes ao período avaliado.

Produtos ainda em fase de elaboração não devem ser registrados.

 
 

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo