Programa de Desenvolvimento do Ensino na Graduação no ICB UFMG

Até as 18h30 do dia 26 de outubro (quinta-feira) estão abertas as inscrições para alunos da Graduação e de Pós-Graduação para seleção de bolsistas no Programa de Desenvolvimento do Ensino na Graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Os editais envolvem os seguintes projetos, devendo o interessado se inscrever em apenas um:
1. Práticas e Estratégias Pedagógicas para o Ensino e Aprendizagem sob perspectiva da Aprendizagem Significativa: uma experiência exitosa com uso dos mapas conceituais
2. Inclusão Pedagógica: Salas de Aula Equitativas no Ensino Superior
Graduação - Podem participar estudantes dos seguintes cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Pós-Graduação - Podem participar estudantes de todos os Programas de Pós-graduação do ICB/UFMG.

MAIS INFORMAÇÕES: Leia o Edital para o qual você pode se habilitar:

INCRIÇÕES:

Dúvidas ou informações adicionais:

INFORMAÇÕES GERAIS DO CCODI

Além dos Cursos de Ciências Biológicas Diurno, Noturno e a Distância, o Instituto de Ciências Biológicas oferece regularmente disciplinas introdutórias para estudantes de outros 20 Cursos de Graduação da UFMG:

1. Aquacultura
  2. Biomedicina
  3. Ciências Socioambientais
  4. Educação Física Diurno
  5. Educação Física Noturno
  6. Enfermagem
  7. Engenharia Ambiental
  8. Farmácia Diurno
  9. Farmácia Noturno
  10. Fisioterapia
  11. Fonoaudiologia
  12. Geologia
  13. Medicina
  14. Medicina Veterinária
  15. Musicoterapia
  16. Nutrição
  17. Odontologia
  18. Psicologia
  19. Curso Superior de Tecnologia em Radiologia
  20. Terapia Ocupacional

O Colegiado Especial de Coordenação Didática do Ensino de Graduação do ICB-UFMG, CCODI, foi criado pela Congregação do Instituto de Ciências Biológicas em 25 de fevereiro de 2003, em substituição ao Colegiado Especial do 1º Ciclo do ICB.

O CCODI é responsável pela gestão do ensino de graduação no ICB, sendo órgão assessor da diretoria, atuando como instância interlocutória entre docentes, departamentos, colegiados de curso e discentes. Atua para a condução de uma política pedagógica própria para o ensino de graduação no ICB em consonância com as diretrizes da UFMG. Tem como atribuição a oferta, coordenação e supervisão didática das disciplinas ministradas na Unidade, que integram as grades curriculares dos 20 cursos de graduação citados. O trabalho é realizado em colaboração com os Colegiados dos Cursos de Graduação que possuem disciplina no ICB e com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). Também é responsável pela coordenação da participação da Unidade nas reformas curriculares dos cursos para os quais ministra disciplinas, participando da definição e implantação destas alterações e posteriormente acompanhando a sua avaliação.

13h às 21h (segunda-feira a sexta-feira)

Sala 68 / Bloco F1

• Professora Paula Peixoto Campos Lopes (Coordenadora)
  • Bárbara Alice Junqueira Murta (Secretária)