Banner.Biblioteca

Seja bem-vindo !

Esta biblioteca é dirigida aos estudantes dos cursos de pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, mas também está aberta ao uso pelo público em geral para consulta local e estudo. Seu espaço físico foi reformulado para oferecer mais conforto aos usuários, assim como mais espaço para estudo e acesso a bases on-line de pesquisa.

• Treinamento bibliográfico (individual e/ou em grupo) em bases de dados
  • Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos
  • Fornecimento de fichas catalográficas
  • COMUT (solicitação de artigos e outros formatos de trabalhos a instituições externas)
  • Cadastro no sistema de Bibliotecas da UFMG
  • Emissão de Declaração de Nada Consta da biblioteca

Todos os serviços mencionados acima deveram ser solicitados através do e-mail da Biblioteca de Pós graduação do ICB

• Empréstimo, renovação e devolução de livros

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

Treinamento bibliográfico

Na biblioteca do ICB o  apoio ao pesquisador tem como objetivo oferecer aos discentes, provenientes dos programas de pós-graduação do ICB, o aprimoramento das estratégias de busca e uso da informação por meio de treinamentos, palestras e oficinas.

A biblioteca oferece:

• Treinamentos para uso do Portal de Periódicos da CAPES e bases de dados;
  • Palestras com temáticas de interesse aos pesquisadores;
  • Oficinas sobre a normalização de trabalhos acadêmicos (em breve).

Orientações para Normalização bibliográfica

A biblioteca oferece orientações para normalização de trabalhos acadêmicos na forma de instruções por e-mail, palestras e oficinas.

Solicitação de Ficha catalográfica

Discentes de pós-graduação devem solicitar a Ficha Catalográfica através do e-mail , anexando a versão final do trabalho acadêmico.

Comutação bibliográfica

O Serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT) permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.

Para solicitar o COMUT, entrar em contato com a biblioteca por e-mail.

Cadastro de Usuários

Discentes de Pós-Graduação, docentes e funcionários do ICB podem solicitar cadastro como usuários da Biblioteca, para tal é necessária realização do Treinamento On-line do Sistema de Bibliotecas da UFMG (https://virtual.ufmg.br/plataforma/course/view.php?id=233 ).

O treinamento tem carga horária de 4 horas (sendo possível realizá-lo em apenas 1 hora), e pretende introduzir o universo das bibliotecas da UFMG.

Ao final do treinamento, são propostas 10 questões referentes ao conteúdo apresentado, sendo necessário obter pontuação igual ou superior a 60%.

É necessário encaminhar a declaração digital comprovando sua aprovação no treinamento para o e-mail da Biblioteca

Declaração de Nada Consta

A Declaração de Nada Consta é o documento que comprova que o usuário não possui débitos com o Sistema de Bibliotecas da UFMG, sendo pré-requisito para solicitação do diploma.

Para discentes de Programas de Pós-graduação do ICB, o Nada Consta poderá ser solicitado por e-mail , devendo ser informado nome completo, número de matrícula e curso

Empréstimo/Renovação e Devolução

O empréstimo para alunos de graduação possui o prazo de 14 dias, já para alunos de pós-graduação e docentes o período é de 28 dias.

A renovação do empréstimo é feita por meio do ACESSO USUÁRIO no site: https://catalogobiblioteca.ufmg.br

E também pelo Pergamum Mobile no site:

A devolução dos materiais poderá ser realizada em quaisquer bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

EQUIPE

Biblioteca do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Horário de Atendimento de 2ª a 6ª feira-feira, de 8h às 17 horas

Bloco G. 4º andar (Em frente ao elevador social)
Av. Antônio Carlos, 6627. 30270-910. Belo Horizonte/MG. Brasil.

Setor de Circulação

Jéssica Patrícia Silva de Sá