Menu

Educação & Cidadania

Vamos chegando! Seja bem-vinda, bem-vindo!
 
Este espaço é destinado exclusivamente ao público externo do ICB: pessoas que não são especialistas em muitos dos temas que serão reunidos aqui, mas que se interessam pelo conhecimento. Tanto como forma de tomar melhores decisões, quanto para aprender, simplesmente, ou se divertir. Nossa finalidade é estreitar laços com nossos visitantes, oferecendo a Você informação sobre várias áreas da biologia, qualidade de vida, bem estar, métodos diagnósticos, tratamentos e diversos outros assuntos relacionados a centenas de projetos que são desenvolvidos no nosso Instituto. E você ainda fica conhecendo nossas redes sociais e pode nos seguir. Vamos lá! Aventure-se pelo conhecimento!
 
E a gente quer ouvir você, também! Sugestões ou críticas são igualmente bem-vindas, aqui embaixo. Comentários inapropriados ou agressivos não serão publicados.

 

CONHEÇA E APROVEITE

Projeto/Programa

Breve descrição da atividade

Coordenador/contato

A Célula ao alcance das mãos

Coleção de Modelos tridimensionais em gesso, representativos de células com suas organelas, todos os tipos de tecidos, fases do desenvolvimento embrionário e fetal, órgãos e sistemas orgânicos humanos, em tamanhos próximos do natural e alguns em grande aumento, visando facilitar a compreensão de cada estrutura representada.

Profª Gleydes Gambogi Parreira (Museu de ciências morfológicas)

 

Ramal: 2817

Agere (prevenção da Epilepsia)

Programa AGERE, utilizando como ferramenta, a educação de crianças, jovens e adultos, estudantes, profissionais da área da saúde e educação, e população leiga, pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com epilepsia.

Profª Juliana Tavares 

 

Ramal: 2943 

https://www.facebook.com/Liga-Acad%C3%AAmica-de-Epilepsia-UFMG-452547124815532/?ref=page_internal 

Banco de alimentos 

Contribuir para o processo de gestão do programa Banco de Alimentos, bem como fortalecer as ações de segurança alimentar e combate à fome no âmbito dos Bancos de Alimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

ProfªJanice Henrique da Silva /

 /  

Ramal: 2813

Dia do Cérebro

Programa de ações em extensão para ampliar a participação de Minas Gerais na“Brain Awareness Week”, ou Semana do Cérebro, que é uma campanha global que visa aumentar a compreensão e o interesse da população pelos avanços e benefícios das pesquisas científicas na área de neurociências.  

Profª Grace Schenatto /

Ramal: 2939 

Dia do DNA

Concurso “Está no DNA”: seleciona e premia a melhor representação criativa da molécula.

ProfªÉlida Rabelo

Ramal: 2851

Doam-se aulas

Doamos uma Aula”: que irá disponibilizar aulas de biologia para escolas do ensino fundamental e médio. Com duração aproximada de uma hora, as aulas podem ser solicitadas pelas escolas interessadas via email junto à Secretaria do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia

ProfªLeda Quércia

  

Ramal: 2656

http://www.pgbiq.icb.ufmg.br/doamosumaaula.php 

Exposição de Arte nos Corredores

ICB em Obras de Arte: A proposta desta atividade é trazer para o ICB um olhar diferenciado sobre as artes, entre elas a exposição de “Ilustrações Científicas e Naturalistas” e séries de fotografias, produzidas por pessoas ligadas ao ICB.  Ricas em detalhes, as obras integram a mostra e transforma os corredores do ICB em verdadeiras galerias de arte.

ProfªMicena Roberta Miranda

 

Ramal: 3005

Ilustração Científica

Workshop de Ilustração Científica Biológica: workshop para promoção de discussões sobre ilustração científica e realização de oficinas de técnicas de ilustração zoológica e botânica.

Enaile e Marco Anacleto

 

  

Ramal: 3045

https://www2.icb.ufmg.br/cct/lic.html 

Interagir

Projeto Interagir: recebe visitas de alunos de escolas públicas e particulares de BH para atividades em laboratório. Além de conhecerem o espaço universitário, os estudantes têm a oportunidade de experimentarem a biologia na prática por meio do contato com modelos e peças anatômicas reais, jogos, dinâmicas, explicações expositivas e debates.

ProfªJanice Henrique da Silva /

 /  

Ramal: 2813

https://interagirufmg.wixsite.com/projetointeragir/sobre 

https://www.facebook.com/projetointeragir/ 

Menina Gê

Passar aos pais e educadores informações básicas sobre a sexualidade, sobre o início da formação da vida, sobre os riscos do sexo precoce e o acesso aos métodos contraceptivos de baixo custo e eficácia. Em linguagem acessível, em formato divertido, com oficinas, dinâmicas e grupos de partilha, o minicurso pretende orientar os educadores para a transmissão dos conhecimentos aos adolescentes fundamentada na valorização da vida, no estímulo à autoestima e no diálogo aberto, verdadeiro e afetivo.

ProfªGerluza Aparecida Borges

 

Ramal: 2803

https://www.facebook.com/meninageufmg/ 

MycoProjector

O projeto de extensão MycoProjector: Projetando a diversidade de fungos da Antártica foi criado para tornar públicas as atividades do projeto de pesquisa “MycoAntar: diversidade e bioprospecção de fungos da Antártica”. Colocar em evidência o caráter exploratório e inovador desta pesquisa, bem como o seu valor estratégico na ocupação do território daquele continente, são alguns dos objetivos do Mycoprojetor. Blog criativo, com vídeos, áudio, e muita informação “quente” sobre a Antártida.

Prof. Luiz Henrique Rosa

Ramal: 2749 

http://mycoprojector.com.br 

Museu de Ciências Morfológicas

Desenvolve projetos sociais e de divulgação científica, com foco na educação informal para a saúde e a solução de problemas da vida diária da comunidade. A ideia é estreitar os laços da Universidade com a sociedade e ampliar sua atuação junto aos ensinos de nível fundamental e médio, com o objetivo último de incentivar uma nova consciência frente ao ensino das Ciências. As ciências morfológicas estudam a forma e as características dos organismos vivos, usando basicamente para isso a anatomia (estrutura), permitindo identificar e classificar as espécies. A exposição também possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual, uma vez que as peças foram elaboradas em relevo, facilitando a percepção tátil de suas características morfológicas.

Profª Maria das Graças Ribeiro

 

Ramal:2782

www.ufmg.br/rededemuseus/mcm 

Pitch,Science Slam e Drops of Science

Concurso de Pitch: Pitch é um vídeo curto cujo objetivo é apresentar os resultados mais importantes de uma pesquisa ou outro empreendimento. A proposta é comunicar ciência à população e também à própria Universidade e a outros centros de pesquisa o que anda acontecendo no campo da Biologia, em diferentes subáreas, com linguagem acessível.

ProfªAdriana Abalen 

 

Ramal:3025  

Concurso de Science Slam: Competição performática na qual os cientistas apresentam – ao vivo – suas pesquisas de forma irreverente, divertida e interativa. Pode ser na forma de teatrinho, música, experimento ao vivo, dança ou outra forma com duranção máxima de 8 minutos. O público será composto por não especialistas no assunto. O foco é ensinar ciência a um público diverso, de uma forma descontraída, mas também fortalecer em pesquisadores e estudantes a importância de se comunicar efetivamente com a sociedade.

Drops of Science: Pequenas apresentações informais e descontraídas sobre temas científicos (20 min.), feitas por cientistas de renome sobre questões de grande interesse do público.

UFMG & Escolas

Em média duas vezes ao ano o ICB abre seus laboratórios para a interação entre estudantes e os cientistas do Instituto. Com inscrições gratuitas (pelo site do Projeto), a proposta é incentivar o aprendizado de ciências a partir da solução de problemas práticos propostos pelos participantes, e dentro do tema proposto a cada edição. Na maior parte do tempo os jovens estarão realizando experimentos em laboratório. Não são ministradas aulas, nem é feito qualquer tipo de revisão de conteúdo escolar. Podem se inscrever: estudantes do ensino médio e das 8ª e 9ª séries do ensino fundamental. Estudantes de graduação e de pós-graduação podem se inscrever como monitores. Em algumas edições também é oferecida uma versão do curso para professores de nível fundamental e médio.

Prof. Ronaldo Nagem

Ramais: 2506 ou 2626

http://www.icb.ufmg.br/ufmgescolas 

Universidade das Crianças

Universidade das Crianças: é um projeto de extensão que tem o objetivo de disseminar conceitos e descobertas da ciência. Para isso a equipe do projeto responde aos questionamentos do público infantil. As perguntas das crianças são adaptadas e respondidas em programas de áudio e vídeos de animação.

Profª Débora Reis

 

Ramal: 2820

http://www.universidadedascriancas.org/ 

 

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo