A Gerência de Projetos e Negócios tem como objetivo assessorar os servidores docentes e técnicos-administrativos nas questões burocráticas relativas a elaboração e renovação de projetos e convênios institucionais. Assessorar os coordenadores de projetos neste processo agindo como elo entre eles, a Administração Central, Fundações de Apoio e órgãos externos, atuando como agente facilitador no alcance dos resultados e aprimorando a qualidade dos serviços, dando suporte administrativo inovador na condução da tramitação dos projetos do Instituto.
Assessorar a Diretoria do Instituto nos projetos administrativos com vista à melhoria dos processos de trabalho e otimização de recursos para o alcance dos objetivos institucionais em consonância com os objetivos das equipes e das pessoas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Com vistas a otimização do tempo de tramitação dos processos administrativos, para a instrução dos projetos submetidos a apreciação dos órgãos da Administração Central são exigidos documentos e checklists determinados pela Divisão de Convênios/PROPLAN, a fim de vialibilizar celebração de instrumentos jurídicos na UFMG.

É necessária, ainda, a indicação de um professor para fiscalizar cada projeto e, para isso, deverá ser sugerido um nome pelo próprio coordenador a ser indicado, pela Diretoria, para esta tarefa. Todavia, o fiscal não pode ser o próprio coordenador, uma vez que aquele deverá acompanhar e fiscalizar as ações do coordenador. Tal exigência é uma determinação da Procuradoria Federal com base no Acórdão 2731/2008:

"...a função do coordenador do projeto (enquanto gestor do contrato) seja expressamente apartada da função de fiscal do contrato, de modo a privilegiar a segregação de funções, que constitui princípio fundamental para evitar eventual conflito de interesses. Tal recomendação vai ao encontro de determinação do Tribunal de Contas da União, como se vê no item 9.2.7 do Acórdão 2731/2008 - Plenário (Fiscalização de Orientação Centralizada - FOC), litteris:

"9.2.7 firmem seus contratos atentando para a devida segregação de funções e responsabilidades, no que tange à propositura, homologação, assinatura, coordenação e fiscalização, de modo a impedir a concentração dessas funções exclusivamente em um único servidor, em especial nos coordenadores de projetos;"

1. Informações importantes para montagens de projetos

1. Contratação de Fundação de Apoio e demais instrumentos jurídicos
  2. Check list de acordo de parceria
  3. Declaração de ausência de conflito de interesse