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A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), vinculada administrativamente à Diretoria do ICB, é responsável por traçar políticas estratégicas, coordenar, supervisionar e assessorar atividades ligadas à Tecnologia da Informação no ICB. Sua criação ocorreu pela Resolução 01/2012 da Congregação do ICB e sua implantação ocorreu em julho de 2014.

CONHEÇA UM POUCO DA ESTRUTURA DA GTI E DE SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES

 

Seção de Informática

A Seção de Informática conta com profissionais que prestam serviços de suporte da rede do ICB incluindo os equipamentos servidores de rede internos (DNS, DHCP, etc). Os chamados são atendidos por ordem de abertura em cada tipo de serviço, com previsão de atendimento determinado pelo quantitativo de chamados abertos, com priorização no atendimento de chamados coletivos e de seções que atendam o público. Os atendimentos são feitos preferencialmente de forma remota por meio do protocolo VNC. São realizadas 3 tentativas de localização do solicitante para fazer o atendimento, onde ficará cancelado até que o usuário reabra o chamado. Os chamados que não puderem ser atendidos por limitações técnicas / soluções inexistentes serão encerrados e informados aos usuários.

Nota: A abertura de chamados deve ser feita na Intranet do ICB. Internamente os atendimentos são divididos em 1º (atendimento simples) e 2º nível (atendimento especializado) pela Seção de Informática e, se necessário, de 3º nível (estudo/planejamento) pela GTI.

Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática possui computadores de uso exclusivo para aulas de professores que pedirem a reserva, através do Sistema de Reservas, de forma antecipada seguindo as regras do termo de uso do laboratório, que também está afixado em local visível dentro da sala. As solicitações de reservas para o próximo semestre poderão ser feitas a partir da data de encerramento do semestre letivo atual, definido no Calendário Oficial da UFMG. O manual de uso do sistema encontra-se disponível dentro do mesmo.

Nota: A reserva da sala deve ser feita na Intranet do ICB

Localização do Laboratório de Informática:

Bloco M1 (ao lado da Diretoria)

 Atenção: a equipe trabalha SOMENTE a partir de chamados abertos NA INTRANET do ICB: www.icb.ufmg.br/intranet

 

Políticas e regulamentos

 

Rede de comunicação

Todos os usuários de recursos computacionais da universidade devem observar o termo de compromisso que foi assinado digitalmente por cada usuário quando se cadastrou na universidade (disponível no site da MinhaUFMG). Quando o acesso do seu computador for bloqueado, o sistema enviará um e-mail para a pessoa responsável que cadastrou o computador, informando as instruções necessárias para o desbloqueio. A maior parte dos bloqueios é relacionado à presença de vírus, onde é necessário fazer uma varredura completa com antivirus e antimalware atualizados (caso não tenha, visite a nossa seção de Downloads)

 

Rede sem fio da UFMG

A rede sem fio da UFMG está implantada atualmente em todos os 4º andares do ICB. Aqueles que desejarem se conectar através de notebooks/tablets devem fazer uma configuração prévia, lendo todas as instruções necessárias no site da rede sem fio da UFMG.

 

Nova rede do ICB

Informações para os usuários dos blocos G e H

Ao contrário dos demais blocos do ICB, nos blocos G e H, a nova rede de internet e telefonia é estruturada, de maneira que não há a possibilidade de alteração, readequação, ampliação, modificação, customização ou qualquer outro tipo de invervenção nos pontos de rede existentes, além de novos pontos, por iniciativas próprias dos usuários, mesmo que se utilize serviços de terceiros não autorizados pelo Instituto.

Assim, os usuários que passarem a trabalhar nos blocos G e H deverão abrir um chamado junto à Seção de Informática para habilitar o número do ponto de rede/telefone desejado. Durante o atendimento a Seção de informatica irá habilitar apenas o número do ponto solicitado na rede estruturada. Os demais pontos existentes dentro da sala continuarão desabilitados, a menos que a habilitação seja solicitada em outro chamado (um chamado para cada ponto). Pontos extras deverão ser solicitados via chamado para a Seção de Informática efetuar um levantamento da infraestrutura de expansão necessária seguindo as normas técnicas vigentes da época.

  • Caso o pedido do ponto seja para telefone, o ponto será habilitado para funcionar apenas para uso de telefone. Neste caso, a Seção de Informática irá habilitar o ponto e o chamado será encaminhado internamente para o setor responsável para fazer a transferência/configuração do ramal. O limite é de 1 ponto de telefone por sala.
  • Caso o pedido do ponto seja para rede, o ponto será habilitado para funcionar apenas para uso de único computador. Neste caso, a Seção de Informática fará o cadastramento do equipamento no catalogo de rede ICB. O limite é de 1 ponto por servidor docente ou técnico administrativo lotado no quadro da UFMG. Não é permitido o uso de comutadores locais de rede que não façam parte da rede estruturada no andar, tais como hubs, swiches, roteadores wireless e access points locais.

Nota: Caso a estação de trabalho necessite de um cabo de rede grande (nas salas maiores), o chamado será encaminhado para a Seção de Manutenção para providenciar um cabo maior para chegar no local. Este cabo será passado conectando um dos pontos de rede sobressalentes localizados no centro do bloco e o local da estação, passando apenas pelas calhas sem quebrar ou furar nenhuma parede e sem fazer nenhuma modificação no prédio.

OBS: a Seção de Manutenção não passará nenhum novo ponto de rede para o rack, mas sim entre os pontos sobressalentes no centro do bloco e os locais das estações. Caso o número de pontos próximos forem insuficientes, ou não existam mais pontos disponíveis (esgotados dentro do rack ou no centro do bloco), haverá necessidade de projeto de expansão da rede, de forma estruturada, criando 24 pontos por vez (de uma só vez), onde algumas vezes será necessário adquirir switch gerenciavel adicional (com 48 portas gigabit) e assessórios para interconexão (cordões óticos e módulos minigbic).

 

Serviços prestados

Localmente no ICB

A abertura de chamados deve ser feita na Intranet do ICB¹

  • Cadastramento de computadores na rede cabeada do ICB
  • Desbloqueio e problemas de conexão na rede cabeada (exceto passagem/reparo de cabeamento³)
  • Outros tipos de serviços técnicos em informática³
  • Serviços antigos (transferidos para o Suporte da DTI):
    • Hospedagem de páginas antigas que ainda encontram-se hospedadas no servidor do ICB³ (novas páginas são hospedadas na DTI)
    • Apoio na transferência de e-mails antigos existentes nas contas encerradas no antigo no servidor Zimbra (todas as contas foram migradas para o servidor do MinhaUFMG²)

Observações importantes:

  1. Deve ser aberto um chamado para cada tipo de serviço. Alguns chamados poderão ser abertos somente pelo responsável pela seção/bloco/sala
  2. Suporte do Minha UFMG e do Sistema Anti-SPAM é no Ramal 4009 ou
  3. Lista de serviços prestados por outros setores/profissionais: Serviços de informática centralizados são realizados pela DTI (vide seção específica). Demais serviços são realizados por setores/profissionais distintos. Serviço de reparo e passagem de cabeamento é realizado pelo Setor de Manutenção (neste caso a Seção de Informática fará testes e análises prévias antes do encaminhamento do serviço para o Setor de Manutenção; o encaminhamento será feito internamente; em alguns casos pode ser necessário realizar uma expansão da rede com aquisição de ativos e acessórios de rede à serem instalados no corredor do andar/bloco). Serviços de criação/desenvolvimento de páginas é feito pelo CEDECOM ou pelo próprio usuário (apenas hospedamos os arquivos/base de dados). Serviços de audio e vídeo não fazem parte das atribuições dos cargos envolvidos nos serviços técnicos de informática, ou seja, não existem profissionais com o cargo de técnico de audio/vídeo e assemelhados dentro do quadro do setor. No caso de equipamentos que não são de informática mas que tem ligação de rede cabeada, nossos serviços prestados são restritos à conexão do mesmo na rede. Equipamentos wireless que não são de informática, ou impressoras, não podem ser inseridos na rede UFMG. No caso de videoconferência com equipamento profissional na sala da Congregação, como não existe um setor/profissional para tal, elaboramos um manual para o próprio usuário seguir. O manual encontra-se disponível no Wiki do ICB.

Nota: A lista dos serviços prestados são feitos apenas em horários específicos. Caso deseje atendimento em horário extra-expediente, o plantão extra-expediente oferecido pela DTI é feito através do telefone: +55 (31) 9313-0450.

 

Serviços centralizados na DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG)

 Abertura de chamados NA DTI: pelo telefone +55 (31) 3409-4009 ou por e-mail:

  • Portal MinhaUFMG
    • Acesso / Carta NIP
  • Correio/E-mail IBM Lotus Notes
    • Criação de contas (usuários, setores, departamentos, laboratórios e projetos)
    • Criação de grupos
    • Filtro Anti-SPAM
    • Arquivo ID
    • Divulgação para a comunidade
  • Rede
    • VoIP
    • Proxy
  • Hospedagem
    • Sites/Web (desdes que em formato html ou Wordpress)
    • Moodle
    • Autenticação Shibboleth
  • Licenciamento SPSS/Matlab

Confira a lista completa em: https://www.ufmg.br/dti/index.php/portfolio

Nota: A lista dos serviços prestados são feitos em horário comercial. Caso deseje atendimento em horário extra-expediente, o plantão extra-expediente oferecido pela DTI é feito através do telefone: +55 (31) 9313 0450.

 

O que é a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) é o órgão da Universidade Federal de Minas Gerais responsável por traçar as políticas estratégicas na área de tecnologia da Informação, além de coordenar e acompanhar a implementação pelos seus órgãos executivos. Os serviços prestados são executados pelo CECOM/LCC.

Nota: A abertura de chamados na universidade foi centralizada no telefone +55 (31) 3409-4009 ou no e-mail (Minha UFMG/DTI/CECOM/LCC). No entanto, alguns tipos de chamados serão atendidos por meio da Seção de Informática através de chamados abertos na Intranet do ICB

 

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 Gerência de Tecnologia da Informação

Localização  
  • Gerência de TI: Sala N1-300
  • Seção de Informática: Sala N1-300
  • Laboratório de Informática: Sala M1
 Equipe
  • Davidysson Abreu Alvarenga (Analista de TI)
  • Solange Guimarães (Analista de TI)
  • Christopher Gonçalves Ferreira (Técnico em TI)
  • Leonardo Gama dos Reis  (Técnico em TI)
  • Rafael Braga Soares Righi  (Técnico em TI)
  • Rodrigo Ferreira da Costa (Técnico em TI)
Contatos
  • Seção de Informática:
  • GTI:
  • DTI:
  • Telefone durante expediente: +55 (31) 3409-4009 (Minha UFMG/DTI) ou +55 (31) 3409-2544 (GTI/Seção de Informática), conforme serviços prestados (vide seção específica)
  • Plantão extra-expediente: +55 (31) 9313-0450 (Minha UFMG/DTI)
  Horários de funcionamento
  • Seção de Informática / GTI:
    • Atendimento: 7h30m às 22h
  • Laboratório de Informática:
  • Suporte MinhaUFMG: DTI UFMG - Ramal 4009 ou
    • Expediente normal: 8h às 18h

 

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