Menu

Notícias

CARTAZ BOAS VINDASRecepção oficial para atividades do 1º período letivo no ICB será na quarta e quinta-feira

O Colegiado do curso de Ciências Biológicas dá as boas-vindas aos estudantes calouros do 1º Semestre de 2024 na próxima quarta e quinta-feira, dias 6 e 7 de março. A recepção oficial será às 9h e às 19h, respectivamente, para os alunos dos turnos diurno e noturno, na sala da Congregação, no bloco F1 do prédio do Instituto de Ciências Biológicas.

No encontro, os coordenadores apresentam, em linhas gerais, o percurso formativo e profissionais e setores de referência no ICB UFMG. Além disso, repassam importantes sobre a vida acadêmica. Na oportunidade, os alunos podem também esclarecer suas dúvidas sobre aspectos relevantes para seu desempenho.

RECEPÇÃO UFMG

As atividades do 1º semestre na UFMG para os recém-chegados, entretanto, começam oficialmente na próxima segunda, dia 4. São iniciativas para dar suporte à compreensão do cotidiano na Universidade. A programação inclui aula inaugural no Auditório Nobre com o professor Felipe Nunes sobre "Como a polarização política compromete o futuro do Brasil" e apresentação musical das cantoras Zélia Duncan e Ana Costa.

Mais informações no portal da UFMG. Clique aqui.

animal containment facility 2223462 1280Curso e campanha visam prevenção e a proteção de estudantes, professores e meio ambiente

Laboratórios de aulas práticas e pesquisa científica são espaços de manipulação de materiais onde circulam organismos como bactérias, fungos, vírus e outras substâncias infectantes que podem oferecer riscos de contaminação. Nesses ambientes, como no Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG), a adoção de boas práticas de biossegurança é imprescindível para proteger a saúde das pessoas.

Cumprindo seu papel de orientar a comunidade em relação às formas mais adequadas de manejo de resíduos provenientes da pesquisa, a Gerência de Resíduos e Biossegurança e a Comissão Interna de biossegurança, em parceria com o Núcleo de Assessoramento à Pequisa (NAPq), vão oferecer no início desse semestre o curso de “Noções Básicas de Biossegurança e descarte de resíduos para alunos de Iniciação Científica do ICB UFMG”

O curso se propõe a falar sobre um conjunto de ações para prevenção, controle, minimização de riscos aos estudantes e servidores, animais e meio ambiente provenientes das atividades de pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento científico e tecnológico. Para se inscrever, clique aqui (https://forms.gle/huZWQCsY6JJWKf939).

Além da atividade, a Gerência de Resíduos e Biossegurança, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica, também iniciará nesse mês uma campanha sobre o tema envolvendo todo o ICB-UFMG. O objetivo é reforçar entre a comunidade a consciência sobre a importância de adotar práticas seguras dentro do Instituto. A campanha inclui a produção de materiais educativos impressos e para mídias eletrônicas.

Clique aqui e faça download dos cartazes desenvolvidos para fixação nos laboratórios.

ADOTE BOAS PRÁTICAS DE BIOSSEGURANÇA

1 – Ao circular pelo prédio, dê preferência às escadas. O elevador do Bloco G é para transporte de pessoas, especialmente, as com deficiência. Para transportar animais e experimentos use o elevador do Bloco H.

2 - Transporte animais e reagentes acomodados em recipientes adequados.

3 - Mantenha os cabelos presos e vestuário adequado, jaleco e calçados fechados dentro dos laboratórios.

4 – Deixe jaleco, luvas e outros objetos no laboratório para ir ao banheiro, cozinha/refeitório ou para usar o elevador e circular nos setores administrativos.

5 – Mantenha uma rotina de higienização do jaleco.

6 – Realize experimentos com amostras biológicas e/ou produtos químicos que trazem prejuízo à saúde APENAS na presença de um colega de laboratório para o caso de algum acidente.

7 – Descarte resíduos provenientes de experimentação de acordo com as normas disponíveis na página da Gerência de Resíduos e Biossegurança.

8 – Mantenha os alimentos fora do laboratório.

9 – Contate a Gerência de Resíduos sempre que precisar de orientação quanto às normas de Biossegurança. 

SERVIÇO

Curso: "Noções Básicas de Biossegurança e descarte de resíduos para discentes de Iniciação Científica do ICB"
Data: 11 e 12 de março
Horário: 12h às 14h
Local: Auditório Campos Rupestres (2) - ICB UFMG
Inscrição: https://forms.gle/huZWQCsY6JJWKf939
Gratuito, com emissão de certificado.
Vagas: limitadas ao número de assentos do espaço

Redação: Gabriel Martins - Estagiário Sigep

teachers 5499190 640O Centro de Extensão do ICB UFMG reuniu em sua página uma série de editais, com oportunidades para alunos bolsistas e voluntários matriculados na graduação em Ciências Biológicas e afins.

As oportunidades estão relacionadas às mais diversas áreas de atuação da Biologia, incluindo as relacionadas à saúde.
O prazo para as inscrições são muito variados e alguns já estão quase no final.

Clique aqui para consultar os editais (Cenex ICB)

quadradaEvento contou com a participação de cientistas da América do Sul, Central, Norte, África e Europa

O evento com mais de 1000 especialistas, pesquisadores e estudantes de micologia de todo o Brasil e também do exterior, vindos da América do Sul, Central, Norte, África e Europa, ocorreu durante essa semana na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), já sendo considerado o maior congresso brasileiro da história sobre o tema.

Ao longo da semana do 10º Congresso Brasileiro de Micologia, foram feitas diversas atividades, sendo elas: 31 palestras, 73 simpósios, 18 minicursos e um Workshop Internacional. O evento, presidido pelo professor Aristóteles Góes Neto, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, foi relevante para toda a comunidade científica brasileira.

A atividade de extensão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG) proporcionou o contato entre cientistas de todo o Brasil, com espaço aberto também para alunos de graduação e pós-graduação apresentarem seus trabalhos. Através desse contato, os conhecimentos construídos por esses pesquisadores foram compartilhados com outros, possibilitando um diálogo melhor sobre os assuntos mais relevantes para a área desenvolvidos nas palestras e simpósios.

Ao todo, os trabalhos apresentados falaram sobre vários eixos temáticos dentro do estudo dos fungos. Sendo eles: Diversidade, Conservação e Sistemática de Fungos, Ecologia, Evolução de Fungos, Etnomicologia, Fisiologia, Biologia Celular e Molecular, Genética e Biotecnologia de Fungos, Bioinformática aplicada à Micologia: Ômicas de Fungos e Metaômicas, Ecoinformática, Micologia Agrícola, Micologia Médica e Veterinária, Micologia Industrial e de Alimentos.

Além disso, o Congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Micologia também realizou eventos paralelos, como uma visita ao Instituto Inhotim e ao Santuário do Caraça.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICOLOGIA

A Sociedade Brasileira de Micologia (SBMic) é um entidade sem fins lucrativos criada para integrar pesquisadores, estudantes e profissionais da Micologia, promover a disseminação dessa ciência em todo o território nacional, padronizar e normalizar questões que se referem à prática e ao uso dessa ciência no País. Fundada em 1990 a SBMy se destaca pela promoção do Congresso Brasileiro de Micologia, um evento trienal que reúne aproximadamente 1.000 participantes do Brasil e de outros locais do mundo.

agar 60571 1280Curso busca capacitar os participar no uso correto de atividades em biobancos

O curso de interpretação da norma ISO NBR 20387, que especifica características da operação de biobancos, ocorrerá do dia 06/02 até o dia 09/02 no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB-UFMG). As aulas terão o objetivo de ensinar sobre a competência, imparcialidade e operação de biobancos microbianos, para assegurar a qualidade apropriada do material biológico e coleções de dados, essas normas serão incluídas em diversas atividades laboratoriais a partir do ano de 2024.

O curso é uma ação do INCT Leveduras, com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos, e será ministrado pelo professor Paulo Holanda da Bioquallis Consultora, na sala G4 - 423. Os horários das aulas serão:

06/02 --> 13:00 às 17:00
07/02 --> 08:30 às 12:00 e 13:00 às 17:00
08/02 --> 08:30 às 12:00 e 13:00 às 17:00
09/02 --> 08:30 às 12:00

Será emitido certificado para os participantes que tiverem acima de 85% de presença no curso, o evento é gratuito e aberto a todo o público.

Para se inscrever, clique aqui.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo