Menu

TCC Lab BHTecInscrições para estudantes do ICB UFMG estão abertas até 24 de março na internet

Começar o período letivo podendo contar com a possibilidade de explorar temas inovadores na produção do Trabalho de Conclusão de Curso e ainda se aproximar de forma prática do mercado de trabalho pode funcionar como uma motivação extra para os estudantes da graduação. De olho nessa oportunidade, a Gerência de Projetos e Negócios do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG firmou uma parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH Tec) para trazer ao ICB o programa TCC Lab. E as inscrições já estão abertas.

Apresentada à Congregação, órgão de deliberação superior do ICB UFMG, o TCC Lab é uma iniciativa que propõe uma maior interface entre a universidade e o mercado de trabalho. Participando dele, o estudante pode escolher um entre quatro temas de estudo propostos por sete empresas residentes do BH Tec, visando a inovação em áreas relevantes para a sociedade.

Na visão do professor Carlos Renato Machado, coordenador do curso de Ciências Biológicas, estamos abrindo uma porta a mais aos nossos alunos, em áreas como empreendedorismo e biotecnologia. “Queremos formar profissionais para todas as áreas. E essas são muito importantes para o desenvolvimento do país. Se nossos biólogos tiverem contato com elas, vamos enriquecer o currículo deles”, analisa.

De acordo com Carlos Machado, as Ciências Biológicas têm mais de 80 áreas de atuação. Quanto mais possibilidades de ver essas áreas, mais rica a formação do estudante e mais oportunidades de atuação ele vai ter. "Para o aluno é melhor, para a universidade é melhor e para a sociedade é melhor", avalia.

Um dos primeiros interessados na inserção de seus alunos no TCC Lab, o professor Adriano Paglia, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução, contou que achou muito interessante a possibilidade de que os estudantes desenvolvam o trabalho de conclusão de curso junto ao BH Tec. "São muitas ideias criativas e inovadoras que circulam pelo ICB e acho fundamental ter um catalisador para desenvolver essas iniciativas. Espero fazer parte disso", afirma.

As empresas participantes são: Gaia, Convert, Ecovec, IVision, Clipping, Wetlands Construídos e o recentemente inaugurado Centro de Inteligência em Sustentabilidade (Cis). Os temas propostos estão associados a áreas como otimização e modelagem computacional, biotecnologia, tecnologia da informação, sustentabilidade, tratamento de águas, efluentes e lodos, visão computacional e aprendizado de máquina para inspeção e monitoramento.

Além disso, o programa também oferece às empresas participantes a chance de acessar talentos dentro da universidade e, ao final do programa, há a possibilidade do estudante ser contratado pela empresa na qual desenvolveu seu projeto.
As inscrições ao TCC Lab estão abertas para estudantes de todos os períodos e podem ser feitas até o dia 24 de março através do formulário virtual disponível no link: l1nk.dev/hs9o9. O processo seletivo será composto por três etapas: inscrição, entrevista e reunião com representantes das empresas.

NOTÍCIA ANTERIOR

Gerência de Projetos em parceria com BH-TEC apoia estudantes na elaboração do TCC

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo