Menu

trabalho de conclusão de cursoPrograma oferece alternativa prática e aproxima o aluno de Ciências Biológicas do mercado de trabalho

Estudantes de graduação que ainda não têm um objeto de estudo bem definido ou que ainda estejam procurando um tema para desenvolver no Trabalho de Conclusão de Estudo agora contam com uma oportunidade para explorar áreas que irão aproximá-lo do mercado de trabalho. A Gerência de Projetos e Negócios acaba de estabelecer uma parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) para trazer ao Instituto de Ciências Biológicas da UFMG um programa anteriormente restrito aos cursos de Engenharia, o TCC-Lab.

A gerente de Projetos e Negócios do ICB-UFMG, Milena Rosado da Costa, explica que o TTC-Lab possibilita ao estudante escolher entre temáticas propostas por empresas, startups e organizações residentes do BH-TEC e receber delas o acompanhamento necessário para elaboração do seu projeto final da graduação. “Trata-se de uma alternativa prática e inovadora, que extrapola o campo teórico”, afirma.
Para o primeiro semestre de 2023, serão sete residentes do BH-TEC participantes do programa, cada um disponibilizando quatro temas de estudo: Gaia, Convert, Ecovec, IVision, Clipping, Wetlands Construídos, além do recém-inaugurado Centro de Inteligência em Sustentabilidade (Cis).

Os assuntos disponibilizados pelas empresas participantes estão associados às áreas de otimização e modelagem computacional, materiais para indústria fotovoltáica, biotecnologia, sustentabilidade, tratamento de águas, efluentes e lodos, tecnologia da informação, plataforma inteligente para educação, visão computacional e aprendizado de máquina para inspeção e monitoramento.

Além de oferecer alternativas aos estudantes, aproximando-os de forma prática do mercado de trabalho, o TCC-Lab é mais uma oportunidade para que a comunidade do BH-TEC possa acessar talentos dentro da universidade. “Ao final, o estudante ainda tem a chance de ser contratado pela empresa junto à qual desenvolveu o seu projeto”, informa Milena Rosado.

As inscrições já estão abertas para estudantes de todos os períodos e podem ser feitas até 24 de março pelo formulário virtual que está no link: l1nk.dev/hs9o9 A seleção constará de três etapas: inscrição, entrevista e reunião com representantes das empresas.
BH-TEC

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) é uma instituição que busca contribuir para o desenvolvimento tecnológico e conexões de negócios de base científica-tecnológica, que abriga empresas que se dedicam a investigar e produzir produtos e serviços inovadores e centros de Pesquisa & Desenvolvimento.

MAIS INFORMAÇÕES
Gerência de Projetos e Negócios

Prédio do ICB UFMG - J1-174

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo