Menu

selo biossegurança5

Com o objetivo de ampliar e consolidar a cultura do trabalho seguro no ICB, este instituto de ensino e pesquisa na área das ciências da vida declarou 2019 como Ano da Biossegurança,

A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.

Segundo a gerente da área no Instituto, Cida Campana, "a biossegurança tem que virar um hábito, uma cultura institucional e não apenas uma orientação técnica. Ela salva vidas e propicia qualidade dos resultados experimentais”, orienta.

O que vem por aí

Serão ofertadas capacitação/treinamento específicos como primeiros socorros, princípios da esterilização/ autoclavação, segurança química, mapa de risco, entre outros.

Serão oferecidos capacitação e treinamentos específicos, como primeiros socorros, princípios da esterilização e autoclavação, segurança química, mapa de risco, entre outros. Além disso, serão realizadas também campanhas educativas e a segunda edição do Curso de Biossegurança para os servidores do ICB (veja como foi a primeira edição. Estas atividades serão complementadas em parceria com NAPq, NAPG, CEGRAD E CENEX envolvendo alunos de graduação e pós-graduação.

Para o professor Carlos Rosa, diretor do ICB, essas ações irão contribuir para que toda a comunidade possa atuar ativa e conscientemente a fim de prevenir e minimizar riscos inerentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços no âmbito do Instituto. "A biossegurança é condição fundamental para preservar a saúde das pessoas que trabalham na Instituição", afirma o diretor, convidando toda a comunidade para participar. Ele lembra ainda que a maior prevenção é a informação

Veja as fotos da primeira edição do Curso de Biossegurança no nosso FLICKR

(Atualizado em 28.02.2019 às 10h21)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo