Menu

DSC 1478Terminou nesta terça-feira, dia 2 de outubro, o Curso de Biossegurança ICB UFMG. Com o objetivo de oferecer aos servidores do ICB - professores e técnico-administrativos - uma oportunidade de melhor conhecer questões de biossegurança e a prevenção de riscos em áreas de laboratório.

Aparecida Campana, uma das coordenadoras do curso, explica que esta versão exclusiva para o ICB permitiu reunir cerca de 65 servidores para discutir questões internas do local de trabalho de cada profissional. A partir daí a ideia é que esse conhecimento possa ajudá-los no trabalho diário no Instituto, assim como desenvolver a percepção individual da importância de adoção das boas práticas de laboratório. O curso foi coordenado também pela servidora aposentada Neuza Antunes Rodrigues, mestra em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência.

Cesar Nonato, técnico do departamento de Parasitologia, menciona que o curso foi “um momento de reciclar ideias”. Ele defende a necessidade de técnicos de laboratório se manterem atualizados em relação às normas de segurança no trabalho.

Gabriela Franco, aluna de doutorado do departamento de Microbiologia, lembra a necessidade de todos que trabalham na área terem conhecimento de biossegurança o mais cedo possível. “Se você cria o hábito de descartar algum produto químico na pia, é muito difícil mudar para descartar no local adequado”, afirma, destacando ainda que o curso seria uma útil ferramenta para mudar e configurar hábitos de pessoas desde o começo de seu trabalho no laboratório.

Walter Garrido, professor do departamento de Farmacologia, reforça a ideia de o curso ser essencial para professores e alunos em geral, se concentrando em pessoas que chegaram recentemente ao local. 

De modo geral, os participantes concordaram que o curso de biossegurança foi uma oportunidade única e enriquecedora, surgindo a partir daí uma comissão, de 10 pessoas, com objetivo de propor ações de Biossegurança para o Instituto.

DSC 15100DSC 1512DSC 1506

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Curso de Biossegurança exclusivo para servidores do ICB encerra inscrições dia 14

Veja o restante das fotos no nosso Flickr

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo