Menu

Já estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Pitch do ICB UFMG, até 15 de outubro, dirigido exclusivamente a estudantes de graduação e de pós-graduação da Unidade. Pitch é um termo emprestado da administração que na versão acadêmica se refere a um vídeo curto, cujo objetivo é apresentar os principais resultados de um projeto para o público leigo.

O público é quem irá selecionar os melhores vídeos, nas três categorias: ensino, pesquisa e extensão. Segundo o professor Marcos Horácio, coordenador do Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NAPg), um dos organizadores do evento, os pitchs serão exibidos durante o Encontro Ciência, Cultura e Arte do ICB, que será realizado entre 18 e 20 de outubro de 2017. Duas televisões instaladas no hall vão reproduzir os vídeos inscritos e os participantes do Encontro serão convidados a escolher os seus preferidos. Os videos também serão publicados na internet para conhecimento da comunidade externa.

“Precisamos fazer pitchs. Esta forma de linguagem nos traz desafios e a melhor forma de superá-los é enfrentá-los, sem timidez, mas com a consciência de sua importância. E quanto antes começarmos a praticar e a aperfeiçoar, melhor”, avalia o professor. Ele chama a atenção para o fato de que cada vez mais agências de fomento têm valorizado especialmente a produção e publicação de pitchs, até como critério de desempate em editais de fomento a projetos de pesquisa com mesmo mérito acadêmico.

O CONCURSO

O 1º concurso de Pitch integra as atividades do Encontro Ciência, Cultura e Arte do ICB, que apresenta atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Instituto, no primeiro andar do Instituto, em torno do tema “Inovação”. Na programação, também apresentações artiísticas e de ações inovadoras desenvolvidas na instituição. 

Durante os dias do Encontro, que também está inserido na 26ª Semana do Conhecimento da UFMG, os pitchs serão selecionados a partir do voto popular. Exibidos em duas telas instaladas no saguão, o público participante será convidado a apontar o de sua preferência.

Cada um dos 3 vídeos selecionados ganha uma caneca da grife ICB (Veja +).

Os principais objetivos da competição são, tanto divulgar os projetos desenvolvidos pelos estudantes do Instituto, quanto levar o conhecimento de seus trabalhos até à população.
Os interessados devem enviar seus pitchs (até 15/10), com tempo máximo de 3 minutos e tamanho de até 300MB, conforme as especificações do concurso.

Formato do Pitch e forma de envio

1) Tamanho do vídeo: máximo de 300MB
2) Duração máxima: 3 minutos
3) O nome do arquivo de vídeo deve ser o nome do aluno, nível do curso [(Gra): graduação ou (PG): pós-graduação) e natureza do projeto (Ensino, Pesquisa ou Extensão). Exemplo: João Borges_Gra_Ensino.mp4
4) Data de submissão: Serão aceitos os Pitchs enviados até o dia 15/10/17
5) Para o envio do Pitch o aluno deverá utilizar o FileSender da RNP, no endereço https://filesender.rnp.br. Para entrar no sistema deve ser selecionada a instituição UFMG e entrar com seu login e senha do MinhaUFMG. E os campos preenchidos conforme o mostrado a seguir:
Para:
Assunto: Concurso de Pitch
Mensagem:
    Nome do aluno:
    Nome do projeto:
    Nome do orientador e departamento:
    Curso de Graduação ou Programa de Pós-Graduação: 

Obs: Para auxiliar no preenchimento dos dados nos campos corretos veja a imagem e outras informações neste link.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo