Menu

UFMG.Talks.JUN2020Nesta quinta-feira, dia 2 de julho de 2020, será realizada a primeira edição do UFMG Talks no formato on-line. Em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, o objetivo do encontro será discutir temas relacionados à pandemia do novo coronavírus.

Os convidados são os professores Flávio Guimarães da Fonseca, do ICB, e Thaís Paiva, do ICEX, que vão conversar sobre vacinas e também sobre as projeções em curto e longo prazos relacionadas à covid-19.

Agora podendo ser acompanhado de casa, em sintonia com as restrições de convívio social, o programa será realizado uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, a partir das 19h. O UFMG Talks reúne pesquisadores da UFMG para apresentar para o público em geral suas pesquisas, na forma de um diálogo acessível e que aproxime o público das principais discussões científicas.

Na pauta, temáticas que abordam como o mundo vem se adaptando à nova realidade imposta pelo distanciamento social, as tentativas de controlar o avanço desse inimigo invisível e a busca por respostas para a pergunta: quando a nossa vida volta ao normal? Os desafios enfrentados pela economia, como os profissionais estão lidando com o teletrabalho, saúde mental e as perspectivas na educação são alguns dos temas que serão abordados.

Flávio Guimarães da Fonseca, professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB UFMG) e um dos pesquisadores à frente do CT Vacinas, apresentará as perspectivas em torno da produção de uma vacina mineira contra a covid-19, em quanto tempo e quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos cientistas. Ele falará também sobre os projetos vacinais mais adiantados no mundo e como andam os estudos brasileiros, incluindo o da UFMG.

Professora do Departamento de Estatística, Thaís Paiva Galletti, é uma das pesquisadoras que lideram o projeto CovidLP, aplicativo que reúne previsões de curto e longo prazos para a pandemia em vários países. Com base em dados coletados diariamente sobre casos confirmados e mortes, ela apresentará previsões de quando a curva atingirá o seu pico e quando perderá força, análises que envolvem uma modelagem estatística de larga escala.

O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página do CCBB BH no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

 

 

(Com Centro de Comunicação da UFMG - Cedecom)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo