Menu

De forma criativa e inovadora, ciência se une a diversão e arte e vai tratar de temas complexos de maneira descontraída e em vocabulário acessível

Nos dias 15 e 16 de outubro o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG realiza sua Mostra ICB 2019. Por meio de uma série de atividades criativas e acessíveis à população – todas gratuitas –, estudantes, professores e pessoal técnico-administrativo deste importante Instituto público de ensino, pesquisa e extensão vão receber os interessados em conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido aqui. Além de atividades de popularização de ciência, também estão previstas atividades culturais e artísticas.

Para visitar a mostra não há inscrição prévia, a não ser no caso de grupos e de escolas de ensino fundamental e médio, que são muito bem-vindos. Neste caso é necessário que o dirigente ou professor responsável envie email para () a Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB e aguarde retorno confirmando o horário para visitação, conforme o Programa das atividades, abaixo.

site icb science slamSE VIRA NOS 8' - NO SCIENCE SLAM O PESQUISADOR TEM 8 MINUTOS PARA APRESENTAR SEU TRABALHO: TEATRO, MÚSICA, DANÇAJá a Comunidade do ICB deve ficar atenta aos diferentes concursos que estão sendo organizados pelos núcleos de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) e de Apoio à Pós-graduação (NAPG). Para saber como participar, visite o site www.icb.ufmg.br.

Segundo a professora Élida Rabelo, vice-diretora do Instituto, a ideia é tanto reafirmar o compromisso social da universidade, enquanto instituição pública, quanto também aproximar as práticas de ensino, pesquisa e extensão. Com isso se espera ampliar o compartilhamento do conhecimento e fortalecer espaços de troca cada vez mais capazes de respeitar as diferenças e a diversidade de saberes, culturas e experiências.

Buscando ampliar ao máximo esses objetivos, a iniciativa inclui também muita movimentação nas redes sociais, antes e depois do evento.

Mostra ICB 2019 é organizada em conjunto, além de NAPq e NAPG, também pelos centros de Graduação (Cegrad) e de Extensão (Cenex), com apoio da Diretoria e da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica (ACBio). Ela também integra a Semana do Conhecimento UFMG 2019, que ocorre de 14 a 18 de outubro. O tema deste ano é “Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável”.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO

1- Concurso de PitchPitch é um vídeo curto cujo objetivo é apresentar os resultados mais importantes de uma pesquisa ou outro empreendimento. A proposta é comunicar ciência à população e também à própria Universidade e a outros centros de pesquisa o que anda acontecendo no campo da Biologia, em diferentes subáreas, com linguagem acessível. Os vídeos finalistas do 3º concurso de Pitchs do ICB serão exibidos e o voto do público irá ajudar a escolher o melhor Organizado pelo NAPG (Se você é do ICB, saiba como se inscrever para participar).

2Concurso de Science SlamCompetição performática na qual os cientistas apresentam – ao vivo – sua pesquisa de forma irreverente, divertida e interativa, seja sob a forma de um esquete (teatrinho), música, experimento ao vivo, dança ou outros, em no máximo em 8 minutos, para uma audiência composta por não especialistas no assunto. O foco é ensinar ciência a um público diverso, de uma forma descontraída, mas também fortalecer em pesquisadores e estudantes a importância de se comunicar efetivamente com a sociedade.  O público presente ajuda a comissão de jurados a escolher o vencedor. Organizado pelo NAPG. (Se você é do ICB, inscreva-se aqui para participar).

3- Concurso de Fotografias Científicas: Fotos feitas por membros da comunidade do ICB serão pré-selecionadas por uma Comissão avaliadora e depois serão escolhidas também pelo voto do público. Serão duas categorias: Macro e Micro. (Se você é do ICB, inscreva-se aqui para participar).

4- Drops of Science: Pequenas apresentações informais e descontraídas sobre temas científicos (20 min.), feitas por cientistas de renome sobre questões de grande interesse do público. Organizado pelo NAPg.

5Café com Ciência: Bate-papo informal sobre assuntos relacionados ao tema: “Nossas (M)inas Gerais: as tragédias ambientais em Brumadinho e Mariana”. Organizado pelo NAPq.

6- Performance artística: LAVAGEM - No gesto de lavar um tecido branco sujo de lama, se desenvolve uma trama na qual são envolvidos desde o canto das lavadeiras, a organização do espaço e dos materiais usados, até o final surpreendente, quando  o tecido lavado vira tela de projeção de fotografias sobre o rompimento da barragem da Mineradora Vale do Rio Doce, em Brumadinho/MG, ocorrido em 25 de janeiro de 2019.  Organizado pelo Centro de Extensão (Cenex/ICB), em parceria com a Escola de Belas Artes.

7 - ICB em Obras de Arte - A proposta desta atividade é trazer para o ICB um olhar diferenciado sobre as artes, entre elas a exposição de “Ilustrações Científicas e Naturalistas” e séries de fotografias, produzidas por pessoas ligadas ao ICB.  Ricas em detalhes, as obras integram a mostra e transforma os corredores do ICB em verdadeiras galerias de arte. Realizado pelo Centro de Extensão (Cenex/ICB), sob curadoria do desenhista Marco Anacleto.

8- Concerto Musical - Apresentação do Grupo de Violoncelos da UFMG (GruVi). O repertório fica entre os estilos popular e erudito: Toro Lobiana (Dimitri Cervo); Quatro Momentos (Ernani Aguiar); Música a Três (Ernani Aguiar); Valsa da Helena (Ernst Mahle); Modinha (Francisco Mignone); Minha (Francis Hime); Bachianas Brasileiras nº. 1 - Introdução (Embolada) (Heitor Villa-Lobos). Realizado pelo Centro de Extensão (Cenex/ICB), em parceria com a Escola de Música.

9- MOVEmente: No dia 16 de outubro a Estação MOVE São Gabriel  (Av. Cristiano Machado) vai ganhar um movimento diferente. Um grupo de estudantes do ICB, acompanhados da professora Luciana Andrade, subcoordenadora do Colegiado do curso de Ciências Biológicas da UFMG, vão conversar com os usuários de ônibus da capital sobre Biologia e saúde. Eles vão usar vocabulário e material didático acessível e lúdico, com o objetivo de promover a interação entre os diferentes saberes sociais. O evento tem apoio da BHTrans e também é gratuito. Organizado pelo Cegrad.

 

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA ICB 2019

DIA 15 DE OUTUBRO (Terça-Feira)

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

8h às 18h

Mostra de Pitchs

Mostra de Fotografias

Hall de Entrada do ICB

11h30 às 12h30

Performance artística
Lavagem (Reflexão sobre o rompimento da barragem da Vale do Rio Doce em Brumadinho)

Hall do ICB em frente ao Jardim H2O

13h às 14h

Café com Ciência

Tema: “Nossas (M)inas Gerais: as tragédias ambientais em Brumadinho e Mariana”
Convidados: Roberto Galery (Engenharia), Jandira Maciela (Medicina) e Adriano Paglia (ICB)

Anfiteatro Cerrado (3)

14h às 16h

Drops of Science

Science Slam

Anfiteatro Cerrado (3)

16h às 17h

Concerto Musical
Grupo de Violoncelos da UFMG (Popular e erudita)

Anfiteatro Cerrado (3)

17h

Encerramento           

Anfiteatro Cerrado (3)

DIA 16 DE OUTUBRO (Quarta Feira)

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

8h às 12h

MOVEmente

Intervenções públicas de informação sobre aspectos que relacionam Biologia e saúde

Estação MOVE São Gabriel

Av. Cristiano Machado. Vila Suzana. Região Nordeste de Belo Horizonte. MG

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo