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Nossa proposta é oferecer um ambiente receptivo e acolhedor, garantindo total sigilo, no processo de acolhimento e de uma escuta construtiva. O objetivo final é contribuir para uma melhor vivência do seu caminho na Universidade.

Imagem.Escuta.ICB

O acolhimento realizado pela Escuta Acadêmica ICB (EAi) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG é dirigido aos estudantes de graduação e de pós-graduação desta Unidade. Formada em fevereiro de 2016, a partir da aprovação de projeto apresentado pelo Centro de Graduação (Cegrad) na Congregação do ICB, a EAi foi criada para acolher o/a aluno/a quando se depara com dificuldades que possam colocar em risco a continuidade do seu percurso acadêmico.

Objetivo 

Em outras palavras, trata-se de oferecer ao estudante do ICB, com algum embaraço acadêmico, administrativo e outro , um espaço para falar sobre suas reais necessidades. Ao se estabelecer um vínculo de confiança entre o estudante e o técnico de referência do setor, situações subjetivas de dificuldades pessoais e sofrimentos são reveladas que, também, podem interfir no processo ensino-aprendizado.
Esse acolhimento também pode envolver uma rede construída junto com os demais setores do ICB, da UFMG e externo, com a ativa participação do estudante. O processo envolve a construção de um caminho que dialoga, orienta e promove intermediações com atenção e cuidado ao aluno, buscando oferecer os devidos encaminhamentos, sempre respeitando as decisões do aluno e observando as orientações da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG em consonância com a Política de Saúde Mental desta Universidade.

 

Atividades:

  • Oferecer orientações quanto aos serviços de apoio psicológico na UFMG ou pela rede pública; como também sobre questões administrativas no domínio da UFMG;
  • Escutar construtivamente os impasses e dificuldades vivenciadas, com o propósito de contemplar possíveis caminhos;
  • Contribuir para decisões acadêmicas ou administrativas com base nas demandas compartilhadas, embasada na legislação, visando o entendimento;
  • Dialogar com órgãos institucionais internos e externos a UFMG e outros espaços, quando necessário;
  • Discutir sobre trancamentos de matrícula ou do curso;
  • Propor ações conjuntas que visem o bem-estar dos/as alunos/as;
  • Mediar com terceiros, quando solicitado ou necessário;
  • Acolher discentes encaminhados pelo Núcleo de Acessibilidade Inclusiva – NAI, quando houver a indicação;
  • Receber discentes, professores e familiares com demanda para busca ativa;

Informações

DoisPontos.ICB.2020Dois Pontos - Podcast do ICB que dá dicas de saúde mental!

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