Nossa proposta é oferecer um ambiente receptivo e acolhedor, garantindo total sigilo, no processo de acolhimento e de uma escuta construtiva. O objetivo final é contribuir para uma melhor vivência do/a estudante no caminho na Universidade.
O acolhimento realizado pela Escuta Acadêmica ICB (EAi) do Instituto de Cicias Biológicas da UFMG é dirigido aos estudantes de graduação e de pós-graduação desta Unidade. Formada em fevereiro de 2016, juntamente com a aprovação do Centro de Graduação (Cegrad) na Congregação do ICB, a EAi foi criada para acolher o/a estudante quando se depara com dificuldades que possam colocar em risco a continuidade do seu percurso acadêmico.
Em outras palavras, trata-se de oferecer ao estudante do ICB, com algum embaraço acadêmico, administrativo e outro, oportunidade e espaço para falar sobre suas reais necessidades. Ao se estabelecer um vínculo de confiança entre o/a estudante e o/a técnico de referência do setor, situações subjetivas de dificuldades pessoais e de sofrimentos mentais são reveladas que, também, podem interfir no processo ensino-aprendizado.
Esse acolhimento pode envolver uma rede de apoio construída junto com os demais setores do ICB, da UFMG e externo, com a ativa participação do estudante. O processo envolve a construção de um caminho que dialoga, orienta e promove intermediações com atenção e cuidado ao estudante, buscando oferecer os devidos encaminhamentos e orientações, sempre respeitando as decisões do/a estudante e observando as instruções da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG em consonância com a Política de Saúde Mental desta Universidade.
Recomendamos...
CARTILHA MAPA MENTAL - Orientações sobre funcionamento serviços de saúde mental
ALÔ VIDA -Ligue (31) 3444 1818 ou www.alovida.org.br - Voluntários para escutar quem precisa falar
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - Ligue 188 ou www.cvv.org.br
ASSÉDIO MORAL - Saiba identificar - Assédio é crime
RELATÓRIO CONCLUSIVO DA COMISSÃO DE SAÚDE MENTAL PARA PROPOR A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL NA E PARA A UFMG - Leia o documento na íntegra
DELEGACIA VIRTUAL PARA REGISTROS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - Denúncia de Violência Doméstica
DISQUE 180 – Denúncia de Violência Doméstica
DISQUE 100 – Denunciar Violação dos Direitos Humanos e também de Homofobia
NUH – NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA LGBT - Como Denunciar casos de Homofobia no Brasil
BULLYNG - Cartilha: Bullying Não é brincadeira (PDF)
Maria de Lourdes de Brito Melo - Técnica de referência
ou pelo WhatsApp
(31) 3409 2722 (fixo e WhatsAPP)
Clique aqui para acessar o site.