Menu

A Congregação do ICB indicou a professora Rita de Cássia Guimarães Mesquita para receber a Medalha de Honra UFMG, ao lado de outros 14 ex-alunos desta Universidade. Os outros agraciados com a distinção, que neste ano chega à sétima edição, são o cartunista Ziraldo, graduado pela Faculdade de Direito em 1957, o técnico de voleibol Antonio Marcos Lerbach, o músico e gestor cultural Rogério Bianchi Brasil e a presidente do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Professora Rita Mesquisa é formada em Ciências Biológicas pela UFMG em 1985, e atualmente está no INPA da Amazônia. A publicação mais recente da qual ela participa foi na revista Nature.

Organizada pelo programa Sempre UFMG, a homenagem será nesta segunda-feira, 3/10, a partir das 19h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, e integra as comemorações dos 90 anos da Instituição, iniciadas no último dia 8.

Mais sobre a Medalha de Honra

Desde o ano 2000, quando foi criada, a Medalha de Honra UFMG foi outorgada a 123 ex-alunos, nove delas na forma de homenagens póstumas, como as que foram conferidas aos poetas Carlos Drummond de Andrade e Emílio Guimarães Moura – este graduado em Direito e aquele em Farmácia – ao presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e ao escritor João Guimarães Rosa, ambos graduados em Medicina. Além disso, em 2008, houve distinção especial a 11 alunos mortos em decorrência de sua luta contra o regime militar.

A outorga do título se dá por indicação das unidades acadêmicas originárias de cada homenageado, além de indicações especiais da Reitoria. Professores, pesquisadores e funcionários vinculados à Instituição não podem receber a comenda, já que não se trata de homenagem de cunho acadêmico.

Confira a lista dos agraciados neste ano.

 

(Com Agência UFMG)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo