Em artigo de opinião publicado no Boletim da UFMG de 23 de maio de 2016, a professora Valéria Ruiz, do departamento de Morfologia do ICB*, debate o reposionamento do pesquisador/educador na prática e na formação do profissional.
Leia a integra do artigo: https://www.ufmg.br/boletim/bol1941/2.shtml
“Apesar do amplo debate nas ciências humanas, nossa prática do fazer e ensinar ciência pouco mudou”, afirma a professora, que, em seu artigo, usa o evento de abertura da pós-graduação do ICB, no princípio deste ano, para chamar a atenção sobre as possibilidades de interseção entre graduação, extensão e pós-graduação.
"Esse diálogo pode trazer melhores resultados sobre as atividades acadêmicas, como um todo", avalia.
Metaforizando o termo "Ciência Translacional", que originalmente se refere ao movimento de um corpo em relação a um centro de referência na astronomia, ela relaciona fatos científicos e políticos recentes e questiona o efeito da escolha didático-pedagógica atual e seus efeitos, tanto para a formação de novos profissionais quanto para a comunidade externa.
“Há muito tempo que o campo da astronomia vem ampliando o universo em que vivemos”, avalia. “Acredito que a UFMG pode oferecer coisa melhor”.
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* Erramos: a professora Valéria Ruiz é membro do departamento de Morfologia do ICB, e não da Biologia Geral, como previamente divulgado. Pedimos desculpas por qualquer transtorno que o equívoco possa ter suscitado.