Mitochondrial Signaling in the heart” é o título da palestra do professor Jonathan Lederer, da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, EUA, na próxima quarta-feira, 23, às 9h, no CAD1.

Segundo a responsável pelo evento, professora Sílvia Guatimosim, do Laboratório de Sinalização do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB UFMG, seu convidado é um dos grandes líderes mundiais na pesquisa cardíaca.

“Suas descobertas mudaram fundamentalmente os estudos da fisiologia cardíaca e contribuíram para outras descobertas fundamentais que mudaram a visão atual da biologia cardíaca e da medicina”, considera.

Com relação ao tema do Simpósio, a cientista adianta que o entendimento do funcionamento da mitocôndria e suas peculiaridades tem sido extremamente importante para a compreensão de várias doenças cardíacas.

“Especialmente porque a mitocôndria tem sido ligada tanto ao processo de apoptose, envelhecimento e mais recentemente tem sido demonstrado seu papel na contração cardíaca”, afirma. Apoptose, também chamada de morte celular programada, é um processo básico para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos.

Dentre outras coisas, Lederer participou do descobrimento das chamadas Sparks de cálcio, unidades primárias de liberação de cálcio no coração, e de enorme importância para o seu funcionamento. Recentemente, seu grupo participou da descoberta do "X-ROS signaling”: uma via ativada no coração em resposta ao estiramento do cardiomiócito, a célula cardíaca, e que é responsável pela formação de espécies reativas de oxigênio que controlam a liberação de cálcio para o devido funcionamento desta célula.

"Enquanto era estudante na Yale University, Dr Lederer participou na descoberta de uma corrente ativada por íons Ca2+, que hoje é reconhecida como um mecanismo causador de arritmias cardíacas. Atualmente, o foco de seu trabalho está voltado para a biologia mitocondrial e sua importância no desenvolvimento de doenças cardíacas", informa Sílvia Quatimosim.

Ainda de acorco com ela, a pesquisa desenvolvida no laboratório de Lederer utiliza técnicas de última geração para o entendimento da biologia mitocondrial e sua relação com o desenvolvimento da insuficiência cardíaca.

A vinda do cientista ao Brasil faz parte de uma colaboração de seu Laboratório com o de Silvia Guatimosim, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/UFMG, cujo trabalho conjunto culminou em um grant do NIH (FIRCA), coordenado pelos dois pesquisadores.

SERVIÇO