Menu

Atualizado em 14/03/2016 - Entre os dias 14 e 20 de março o Núcleo de Neurociências do ICB, em parceria com o Espaço do Conhecimento UFMG pelo segundo ano consecutivo, integra a programação da Semana do Cérebro 2016.

As atividades, todas gratuitas e abertas a participação de pessoas de todas as idades, são voltadas para divulgar as descobertas das neurociências e seu papel no nosso dia a dia. Elas também se dividem entre o Campus Pampulha e o Espaço do Conhecimento, que fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Este ano, a programação contará com dois debates, sessão de cinema comentado “Neurociências, cinema e pipoca”, oficinas e exposição de vídeos.

Zika e microcefalia será o tema do debate Neurotalk, que traz as médicas Juliana Gurgel Giannetti (neurologista pediátrica) e Marise Oliveira Fonseca (Infectologista), da Faculdade de Medicina da UFMG.

De acordo com Grace Schenatto, Professora Associada do Núcleo de Neurociências da UFMG e uma das responsáveis pela o evento, um dos principais objetivos da Semana do Cérebro é promover a divulgação científica e contribuir para a desmistificação do trabalho dos pesquisadores, de forma divertida e acessível ao público. Na terça-feira, 15, Grace Schenatto debate sobre o conhecimento neurocientífico da animação Divertidamente, ganhadora do Oscar 2016, na sessão "Neurociências, Cinema e Pipoca, que acontece às 18h30, no CAD1, do campus Pampulha.  O horário da atração foi alterado.

“Percebemos que, no quadro nacional, somos influentes, temos laboratórios desenvolvendo pesquisas muito relevantes, mas poucas pessoas têm consciência disso. Nesse sentido, o trabalho com a divulgação científica se mostra muito importante.”

A professora comenta também sobre as motivações que levaram à elaboração da programação: “Para além da divulgação dos conhecimentos produzidos na universidade, buscamos também promover uma conscientização em relação ao trabalho dos cientistas, permitir que o público se identifique conosco. Queremos mostrar que somos apenas pessoas comuns, apaixonadas por ciência, e, com isso despertar o interesse de crianças e jovens para a carreira e para o desenvolvimento do pensamento crítico”, explica.

A Semana Nacional do Cérebro 2016 é promovida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e integra a Brain Awareness Week (BAW 2016), promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo, na mesma data. O objetivo da campanha global é sensibilizar o público para a importância das pesquisas na área das neurociências.

Segundo o site oficial da Semana Nacional do Cérebro, o Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em número de atividades inscritas na Brain Awareness Week.

Agende desde já a BAW/SNC 2017: De 13 a 19 de março de 2017

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento/UFMG)


CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO

Exposição de vídeos: “Neurociências”
14 a 20/03 (3ª a domingo), das 10h às 17h. 5ª feira, das 10h às 21h
4° andar do museu, sem inscrições prévias
Classificação indicativa: livre
Os visitantes poderão assistir a vídeos com explicações em linguagem acessível, sobre experimentos e descobertas clássicas e atuais  em neurociências. Estes vídeos serão intercalados por depoimentos de membros do Núcleo de Neurociências da UFMG, contando ao público sobre suas pesquisas e rotina como cientistas.

Neurociências, Cinema e Pipoca (Sessão de cinema comentado)
15/03 - Filme: Divertidamente
18h30 (Novo horário)
Campus Pampulha UFMG – CAD1, Auditório 2A - Sem inscrições prévias
Classificação indicativa: livre
Número de vagas: 100
A partir da exibição de um filme, a Profa. Grace Schenatto Pereira Moraes fará comentários e contextualizações científicas relacionadas ao enredo da animação "Divertidamente". ganhadora do Oscar 2016.

Oficina: O que você tem na cabeça?
16 e 17/03
10h às 12h e 14h às 17h
2° andar do museu, sem inscrições prévias
Voltada para toda a família, esta oficina oferecerá diversas atividades para que os participantes conheçam um pouco mais sobre o cérebro: de que ele é constituído, como funciona e se organiza.

Atividade 1: Estrutura do cérebro
Neste espaço estarão expostos modelos anatômicos de cérebros humanos, de roedores, abelha, peixes, etc. Também estará disponível um microscópio para visualização do tecido nervoso.

Atividade 2: Funcionamento do cérebro
Nessa atividade serão realizadas demonstrações de experimentos que mostram a origem elétrica das funções neuronais. Será utilizada uma placa de circuito impresso acoplado a um osciloscópio para fazer simulações sobre o funcionamento de neurônios. Também serão realizados testes com estimuladores elétricos para demonstrar que os músculos se contraem em resposta à estimulação nervosa. Por fim, será exposto um modelo para demonstrar como ocorre essa modulação nervosa de músculos, análoga a de humanos, porém, com uma pata de barata.

Atividade 3: Sentidos químicos
Neste espaço, uma série de experimentos simples que mostram a dependência do olfato no paladar, como os receptores olfativos são saturáveis, que sentimos o sabor do doce e salgado em locais diferentes da língua, etc.

Atividade 4: Mitos e verdades
Atividade dinâmica na qual os visitantes serão convidados a selecionar uma carta, onde haverá a descrição de um mito em neurociências. Após ler a carta, o participante responderá se acha a afirmação falsa ou verdadeira. Depois de cada resposta haverá uma explicação sobre o item pelos organizadores.

Neurotalk: Zika vírus e microcefalia
17/03 (5ª feira), das 19h às 20h30
Cafeteria do museu, sem inscrição prévia
Classificação indicativa: Livre
Convidadas: Dra. Juliana Gurgel Giannetti, professora associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e Dra. Marise Oliveira Fonseca, professora associada do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
O que será? Bate papo sobre o Zika Vírus e suas possíveis relações com casos de microcefalia. Não haverá uma “palestra”. No sistema de pergunta e resposta, o público fará as perguntas que desejar e receberá esclarecimento sobre essas dúvidas. O objetivo é corrigir algumas informações incorretas que têm sido propagadas.

Café Controverso: Até onde nosso cérebro nos representa?
19/03 (Sábado), 11h
Cafeteria do Museu Espaço do Conhecimento. Na Praça da Liberdade. BH. Sem inscrição prévia. Entrada gratuita.
Classificação indicativa: Livre
Convidados:  Nelson Vaz, professor do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e Márcio Moraes, professor titular da UFMG e líder do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Neurociências da UFMG.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG, e está subordinado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC). O endereço é Praça da Liberdade, 700. BH. MG.


Mais Informações: (31) 3409 8350

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo