“Ruídos Interiores” é o título de uma instalação audiovisual que o biólogo e neurocientista Theo Mota, apresenta nesta sexta-feira, 6 de novembro, a partir das 18 horas, no CAD1 (Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais). Aberta ao público e gratuita, a instalação foi produzida em parceria com a videasta e artista plástica francesa Elodie Lefebvre.
A proposta dos autores é principalmente permitir que o visitante tenha a oportunidade de questionar e a refletir sobre o paradigma de verdade absoluta – que ainda se atribui à ciência, assim como sensibilizar os participantes para outras formas possíveis de enxergar a realidade. Para isso, eles usam como metáfora a visão dos animais.
Todo ser está limitado aos sistemas sensoriais que o compõem – os cinco sentidos –, como tato, visão, olfato, audição e paladar. “O homem jamais terá condições de enxergar o mundo da mesma forma que os animais”, afirma, lembrando que o nosso entorno só é percebido por meio da nossa capacidade de codificar as energias físicas e químicas existentes no ambiente.
“É arte”, embora “com profunda interface com a ciência”, explica Theo Mota, que pesquisa o sistema visual a partir de modelos experimentais – especialmente, insetos. “Se entre seres humanos existem diferenças de percepção da realidade, imagine entre espécies diferentes?”, considera o pesquisador.
A ideia da instalação é emergir as pessoas em possíveis mundos visuais e perspectivas diferentes, por meio de um tríptico de vídeo – um sistema de projeção que usa três telas que ora se sobrepõem, ora se adaptam, que junto com sons reais da natureza e do nosso organismo, promovem inquietação no visitante. A forma híbrida criada, tende a mesclar o universo da videoarte contemporânea com o da neurociência da visão e criar uma poética própria.
Explorando as diversas formas que a realidade pode tomar através das janelas perceptivas dos animais e do homem, a obra se constrói baseada em referências científicas e artísticas sobre a percepção visual. O visitante terá a oportunidade de se inserir numa experimentação visual e em um contexto de tradução livre daquilo que poderiam perceber certos animais.
A instalação integra a programação do 8º Simpósio Internacional de Neurociências, que termina amanhã, 7, no campus Pampulha da UFMG, organizado em torno do tema “Consciência e Cognição”, pelo Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG.
SERVIÇO
“Ruidos interiores”
Tríptico de vídeo - 13”
Data da apresentação: Dia 6/11/2015
Horário: 18 h
Produção: Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Institut Français, Région Midi-pyrénées, L’Atelier Blanc, Université Toulouse III, Musée Micropolis, BTS Audiovisuel des Arènes, Autores: Theo Mota e Elodie Lefebvre
Local: Auditório 9 do Centro de Atividades Didáticas em Ciências Naturais (CAD 1)
CONTATOS PARA A IMPRENSA
Professor Theo Rolla Paula Mota -
http://lattes.cnpq.br/0089052010757297
(31) 3409 2921
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
| ( 31) 3409 3011
www.icb.ufmg.br | Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.