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Atualizada em 29/10/15 às 14h30

No 18º Encontro de Extensão da UFMG, que aconteceu durante a Semana do Conhecimento, foram mais de 560 trabalhos apresentados. Dos 17 selecionados para premiação, 3 foram desenvolvidos por estudantes de graduação de Ciências Biológicas, bolsistas e voluntários, e ambos foram agraciados com Menção Honrosa em  evento realizado no auditório da Reitoria, em cerimônia aberta ao público. Também os trabalhos de Iniciação Científica, orientados por professores da pós-graduação, tiveram sucesso similar.

TRABALHOS DE EXTENSÃO AGRACIADOS 

Catálogo Morfológico e Histoquímico de plantas medicinais da reserva indígena Xakriabá Aldeia Barreiro Preto - Coordenador Fernando Henrique Aguiar Vale - Botânica - Discentes: Edvânia J. Freires & Fernando H. A. Vale

Desenvolvido na reserva indígena Xakriabá (Aldeia Barreiro Preto), em São João das Missões – MG, o objetivo inicial do projeto é a identificação botânica e a caracterização histoquímica, além do perfil de utilização das plantas medicinais pelos índios Xakriabás. Oficinas de integração entre o conhecimento tradicional e científico são realizadas com público jovem e adulto local, através da manipulação de plantas e atividades lúdicas. Foi realizada a identificação taxonômica de dez espécies, a partir de consultas a especialistas e herbários oficiais (BHCB-UFMG) e (NY-New York Botanical Garden), de um universo estimado de cem plantas medicinais utilizadas pelos Xakriabás (96% dos entrevistados). Foi realizado estudo anatômico e histoquímico das folhas. O material foi testado para lipídeos, alcalóides, flavonóides, terpenos e taninos. As plantas estudadas apresentam características morfológicas e químicas típicas do cerrado, destacando principalmente os compostos fenólicos e flavonóides. As oficinas de integração possibilitaram conciliar o conhecimento científico e tradicional permitindo um resgate, divulgação e conservação do uso das plantas medicinais, mesmo em períodos em que elas não estão disponíveis devido as condições climáticas da região. Edvânia de Jesus Freires é indígena, da etnia Xakriabá, e integrante da primeira turma indígena a ingressar na UFMG pro meio do vestibular indígena, em março de 2009.

 

Projeto Pequi: Ecologia, educação ambiental e alternativa de trabalho e renda naa comunidade quilombola de Pontinha, Minas Gerais - Coordenadora Maria Auxiliadora Drumond - Biologia Geral - Discente: Julia de Matos Nogueira

O Projeto Pequi é desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Socioecológicos e iniciou-se em 2012 com o objetivo de estudar a viabilidade do uso do pequi como alternativa de trabalho e renda para uma comunidade quilombola localizada em Paraopeba, que tem como principal fonte de renda a extração ainda ilegal de minhocuçus. Até o momento foram desenvolvidos estudos etnoecológicos, avaliação da produção de frutos no território quilombola, oficina de produção e óleo do pequi, experimentos de germinação do pequi para produção de mudas e dinâmicas para sensibilização de estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas, dentre outras atividades. Os moradores da comunidade farão, na próxima safra do pequi que se inicia no período de chuvas, um intercâmbio a cooperativa do norte de Minas, onde conhecerão sua estrutura, exigências legais, fiscais e sanitárias, dificuldades e ritmo de produção. A partir do interesse da membros da comunidade em utilizar o Pequi como uma alternativa de trabalho e renda, tem-se buscado aproximá-los cada vez mais dessa possibilidade, valorizando o cerrado e seus serviços ambientais. 

 

PAES - Programa de Ações de Educação em Saúde  - Coordenadora Janice Henriques da Silva - Morfologia - Discente: Miriana Teixeira da Costa

O Programa de Ações de Educação em saúde, PAES, é constituído por projetos que têm em comum o objetivo de desenvolver ações educativas atrativas e eficazes para a promoção da saúde da comunidade. Com isso espera-se poder subsidiar mudanças de comportamento necessárias para melhoria da condição de saúde da população. “GEMTI - Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias”; “Educação em Relações Humanas para a Sexualidade”, “Promoção da Saúde Bucal nas Escolas” e “Ações interdisciplinares e Institucionais no Âmbito do Programa Bancos de Alimento”. O PAES mantém parcerias com escolas e creches públicas, com a Universidade FUMEC e com a Rede de Bancos de Alimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RBARM-BH), constituída por 8 Bancos de Alimentos(BA). Os resultados e produtos apresentados na Semana do Conhecimento de 2015 foram referentes às ações desenvolvidas pelo PAES durante os  anos de 2014 e 2015. Cerca de 1000 crianças e adultos, além de seus familiares, foram alcançados pelas ações, contribuindo para conscientização e mudança de hábitos pessoais e ambientais, além de servir para consolidar valores acadêmicos éticos e humanos. A parceria Universidade/Comunidade desenvolvida pelo PAES é uma estratégia que contempla demandas da população, contribui para conscientização e mudança de hábitos pessoais e ambientais, além de servir para consolidar valores acadêmicos éticos e humanos.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

JÁ na 24ª Semana de Iniciação Científica, o aluno Rodrigo Machado Florentino, orientado pela professora Maria de Fátima Leite, do Programa de Pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia, foi o vencedor do grande Prêmio Conceição Machado.

Nessa modalidade acadêmica ainda, receberam menção honrosa:

Mateus Eustáquio de Moura Lopes - orientado pela Profa. Leda Quércia, do do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia;

Matheus Pacheco Rabelo - orientado pelo professor Clemens Peter Schlindwein, do do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal;

Joyce Esposito de Souza - orientada pelo professor Alfredo Miranda de Goes, do do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia.

 


(Com Cedecom/UFMG)

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