Menu

Em solenidade no auditório da Reitoria na noite desta quinta-feira, 22, foram anunciados os vencedores do Prêmio UFMG de Teses 2015. Ao todo foram contemplados 39 trabalhos de doutorado, defendidos em 2014.

No grupo de grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, o ganhador do “Grande Prêmio UFMG de Teses 2015” foi Pedro Elias Marques Pereira Silva, autor da tese Deposição de DNA no fígado como um novo fenômeno da lesão hepática medicamentosa, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Biologia Celular, sob orientação do professor Gustavo Batista de Menezes.

O pesquisador demonstrou que lesões de células do fígado espalham material genético pelos vasos do órgão, descoberta que pode gerar fármaco capaz de dosar resposta do sistema imune. Além de consequências imediatas no tratamento de pacientes com lesões hepáticas, o trabalho oferece modelo para desvendar processos similares em outros órgãos, como rim, pulmão, coração e cérebro. Clique aqui para ler reportagem do Boletim UFMG a respeito.
Os agraciados com o Grande Prêmio UFMG de Teses que recebeu medalha e diploma. Seu orientador recebeu diploma. O programa de pós-graduação em Biologia Celular recebeu distinção pala tese vinculada.

O sistema de seleção se baseia na indicação por parte de cada programa de sua melhor tese do período. Os trabalhos são avaliados por comissão ad hoc, indicada pela Câmara de Pós-graduação da UFMG.

A tese de Pedro Elias Marques Pereira Silva também é vencedora da categoria Ciências Biológicas I do Prêmio Capes de Teses 2015, cuja premiação de entrega será em Brasília, no dia 10 de dezembro. Na ocasião também será revelado o vencedor do Grande Prêmio Capes de Tese em cada um dos três grupos de grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).

Das seis menções honrosas entregues, dois trabalhos também são do ICB:
Daniel Menezes Souza, autor da tese Estudo de proteínas do parasito Leishmania (Viannia) braziliensis ortólogas a proteínas do hospedeiro: papel na infectividade e potencial uso no diagnóstico sorológico das leishmanioses, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Parasitologia, orientada pelo professor Ricardo Toshio Fujiwara.

Flávio Afonso Gonçalves Mourão, autor da tese Comunicação Serial Assíncrona com o cérebro: Padrões temporais de microestimulação elétrica ditando o comportamento, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia, orientada pelo professor Márcio Flávio Dutra Moraes.

Matemática
Bárbara Lopes Amaral, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Matemática, no grupo de grandes áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Excepcionalmente nesta edição, o grande prêmio do grupo das grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes será outorgado em outra oportunidade.


Matéria correlata
A UFMG sempre foi resiliente, afirma reitor ao entregar do Prêmio de Teses 2015  (Site da UFMG)


(Com Cedecom/UFMG)

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo