Menu
Republicado em 13/10/2015

Com custo aproximado de R$ 3 milhões, novo Centro de Processamento de Alto Desempenho multiusuários que também será inaugurado, no dia 14 de outubro, dispõe de infraestrutura de ponta especializada em análises envolvendo muita memória, como é comum à biologia contemporânea.

Às 16h30, no Auditório 3 do ICB, serão inaugurados o Centro de Processamento de Alto Desempenho (CPAD) do ICB e o supercomputador Sagarana, um conjunto computacional, ou cluster, que processa dados centenas de vezes mais rápido que um computador tradicional de mesa, tem milhares de vezes mais memória e duzentas vezes mais armazenamento.

O reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, e o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Diógenes Cecílio da Silva Júnior, são alguns dos convidados de honra dos diretores do ICB, Andréa Macedo e Carlos Augusto Rosa.

Na sequência da abertura solene, uma palestra em homenagem a Guimarães Rosa, famoso ex-aluno da UFMG e inspirador do nome do novo supercomputador da UFMG. A apresentação ficará a cargo do professor Eugênio Marcos Andrade Goulart, da Faculdade de Medicina da UFMG, autor do livro "O viés médico na literatura de Guimarães Rosa". Segundo Goulart, será um bate-papo lúdico e do interesse geral. Haverá sorteio de alguns exemplares do livro, cuja edição, comemorativa dos 100 anos da Faculdade de Medicina, está esgotada.

ADMIRÁVEL COMPUTADOR NOVO
Para se ter uma ideia do benefício possibilitado por um supercomputador, um exemplo muito conhecido é a previsão do tempo. O cálculo que ele leva algumas horas para fazer e ser capaz de prever o tempo de amanhã, por exemplo, iria requerer semanas de um computador tradicional, o que faria perder totalmente o sentido desse serviço.

“Esta é uma plataforma para desenvolvimento de soluções ainda não pensadas”, define o professor Miguel Ortega, coordenador do CPAD e subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Bioinformática do ICB.

“Sagarana tanto pode permitir uma rápida análise de genes diferencialmente expressos ao longo de um fenômeno biológico, como permite a montagem dos cromossomos a partir de leituras do DNA de um organismo com genoma grande, como o do peixe-boi, ou da barata, que têm respectivamente o dobro e o mesmo tamanho do genoma humano”, diz Ortega.

* Um gene é expresso quando a informação que codifica é usada no processo de síntese de um produto funcional. Alguns deles são expressos em condições muito específicas, outros a todo momento.


“Também, pode-se simular a evolução de populações de uma determinada espécie, um cálculo também extremamente complexo e difícil”, afirma o pesquisador: “De fato, o equipamento permite o desenvolvimento de um sem número de novas abordagens. Por isso futuro é a palavra que melhor o define”.

Na mesma linha é a visão do coordenador do programa de Bioinformática, Vasco Azevedo, professor titular, do Departamento de Biologia Geral: “a instalação do conjunto Sagarana vai permitir que os pesquisadores do ICB possam fazer análises robustas, compartilhando o uso de ferramentas de informática e bioinformática, que até então não eram possíveis de serem feitas”, comemora.

Ele acredita ainda que o equipamento irá contribuir para elevação ou manutenção dos níveis de excelência dos programas de pós-graduação do ICB: “Com certeza alguns alcançarão o nível máximo da Capes”.

Para o professor Márcio Bunte de Carvalho, diretor do Laboratório de Computação Científica da UFMG, um ponto importante a se destacar é a forma colaborativa como esse computador foi adquirido no ICB, com a participação de todos os seus programas de pós-graduação.

 

SAIBA MAIS
Compreenda melhor a importância de Sagarana para o ICB

 

CONTATOS PARA ENTREVISTAS
Prof. Miguel Ortega
– Coordenador do Centro de Processamento de Dados do ICB
 (31) 3409-2654


Prof. Eugênio Marcos Andrade Goulart – palestra sobre Guimarães Rosa    

(31) 3409-9934 / 9536

 
 
 
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
| ( 31) 3409 3011 | www.icb.ufmg.br |
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

 

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo