Menu

Projeto contempla instalação futura de um aparelho em cada andar e incentiva participação da comunidade

A Primavera no hemisfério sul começou hoje, 23 de setembro, terça-feira. Pelo aspecto simbólico ao qual a estação remete, de “novas possibilidades”, “renovação”, “esperança de dias melhores”, a data também foi escolhida para marcar a inauguração da TV ICB, um canal de mídia digital indoor.

 

A Primavera, de Sandro Botticelli - Têmpera sobre painel, 203x314cm, Galeria Uffizi, Florença. Fonte: www.astro.ufes.br

 Na prática, é uma “espécie de Jornal Mural Online”. Sua principal vantagem é possibilitar a atualização das informações em tempo real e automaticamente.

O sistema – criado pelo técnico-administrativo Bruno Henrique Brito Bicalho, da Seção de Patrimônio –, publica, automaticamente, de forma randomizada, as últimas notícias das páginas web do ICB e da UFMG.

Além disso, também serão publicadas outras notícias e vídeos curtos; links de sites; campanhas educativas; questões relacionadas à ciência, tecnologia e inovação; orientações dos setores acadêmicos e administrativos; celebração de datas comemorativas relacionadas com a comunidade do Instituto.

Também oferece conteúdos variados, como clima, política e economia, além de outras informações.

O conteúdo da programação da TV é aberto a sugestões de todos os telespectadores. O principal critério de seleção da informação, entretanto, é que ela seja de interesse geral da comunidade interna.

A limitação de temas se deve ao fato de que um número muito grande de informações pode impedir que elas sejam de fato lidas, dado o tempo maior que levaria para fechar o ciclo das notícias selecionadas.

Mesmo quem venha apenas nos fazer uma visita, todos terão a oportunidade de ficar por dentro do que acontece no ICB.
Aceitar o desafio de aperfeiçoar a difusão de informações de interesse da coletividade local tem como objetivo promover uma maior interação e a expansão cultural desse público, assim como propiciar o engajamento em questões estratégicas e organizacionais do Instituto,. por muitas outras primaveras.

Segundo o professor Carlos Rosa, vice-diretor do ICB, o novo canal oferecerá como vantagem o fato de aproximar servidores e estudantes. O dinamismo da atualização das notícias e sua característica eminentemente visual tornará a atividade de comunicação mais eficaz. 

Outras três televisões de 32 polegadas (LCD) serão instaladas nos demais andares do prédio – contribuindo inclusive para a modernização do cenário do prédio, que é dos anos 60 –, tão logo sejam concluídos os testes com o aparelho piloto, e superadas algumas questões técnicas.

As instalações estão sendo coordenadas pelo setor de Manutenção do ICB. Em uma segunda fase será estudada a viabilidade de expansão para outros espaços, como na Cantina ou em áreas de convívio, e a inclusão de publicidade.
E as novidades no campo da comunicação não param por aí. Mas isso a gente vai contar em breve...

 

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo