Menu

A proposta é levar o protozoário Leishmania donovani a sintetizar um anti-inflamatório, que será liberado diretamente na articulação do paciente que precisa desse medicamento. E quem vai levar essa proposta ousada é a Equipe Igem Brasil, composta por estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UFMG, coordenada por professores e pesquisadores do ICB.

 

O organismo geneticamente modificado poderá representar uma nova alternativa para o tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide.

 “Atenuado para evitar que cause leishmaniose, o protozoário não se reproduzirá no hospedeiro e, quando fagocitado pelos macrófagos (células do sistema imune), produzirá o medicamento interferon-beta”, explica o pesquisador Tiago Mendes, um dos coordenadores da equipe *.

 O projeto será levado nesta semana ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston (EUA), para a Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Modificadas (iGEM, na sigla em inglês).

Para esta edição da iGEM, a equipe da UFMG estabeleceu colaboração com o pesquisador Hira Nakhasi, do Food and Drug Administration (FDA), que sintetizou a Leishmania atenuada. Os recursos necessários para a viagem foram levantados a partir de um site de

 

CONHEÇA A EQUIPE IGEM-UFMG
Instrutoras
: professoras Liza Felicori e Rafaela Ferreira
Orientadores: pesquisadores Clara Guerra , Rodrigo Baptista e Tiago Mendes
Aluna de doutorado: Íria dos Santos
Alunos de mestrado: Carlos Gonçalves e Thaysa Leite Tagliaferri
Alunos de graduação: Cristiane Toledo, Natália Souza, Marcella de Paula, Victor Valadares, Ana Carolina de Almeida Prado, André Brait, Clarissa Lopes, Alessandra Martins, Lucas Santiago e Daniella Gonçalves

 

CLIQUE AQUI para ler mais na página de notícias da UFMG (Ana Rita Araújo – Cedecom/UFMG)

 

MATÉRIAS ANTERIORES RELACIONADAS

Carlos Ribeiro Diniz será homenageado na Fapemig, na terça, 8  - (4/9/2015)

Biologia sintética faz vaquinha e palestras para interessados em inovação e genética  - (20/7/2015)

 

 

(Com Cedecom / UFMG)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo