Menu

A publicação em revistas de Acesso Aberto é uma questão estratégica para o avanço da ciência. Este é um dos principais pontos de uma proposta feita por um grupo de professores do ICB, coordenados pelo professor Vasco Azevedo, do departamento de Biologia Geral, que também propõe o trabalho em estruturas multiusuários.

Segundo Daniela Bartholomeu, professora do departamento de Parasitologia, o custo de uma publicação de artigo em uma revista Open Access é em torno de 6 mil reais, cerca de U$ 2 mil dólares (BMC e PLoS por exemplo), o que corresponde a 10% do valor de um Edital de Demanda Universal da Fapemig.

Entretanto, muitas dessas revistas oferecem mecanismos de isenção total ou parcial dessas taxas, o que é concedido, por exemplo, aos  membros do programa Open Access da BioMed Central.

A BioMed Central é uma editora de periódicos sobre ciência, tecnologia e medicina com  243 títulos de acesso aberto e on-line.

Essa parceria requer um investimento por parte da instituição e, justamente pelo fato de a UFMG estar passando por uma recessão orçamentária, é preciso adotar um posicionamento estratégico para que se possa manter a qualidade e aumentar o número das publicações, como ressalta Vasco Azevedo.

Os professores pretendem estender esse benefício a outras áreas da Universidade e agora negociam com a Reitoria e com outros grupos de pesquisa da UFMG, na tentativa de viabilizar esse acordo. Daniella Bartholomeu acredita que isso beneficiaria um grande número de professores, em diversas áreas do conhecimento.

Workshop BioMed Central

No dia 29 de maio, a UFMG sediou um Workshop sobre publicações científicas. Oferecido pela BioMed Central, o evento teve como principal objetivo manter os alunos, pesquisadores e professores universitários atualizados acerca das publicações em Acesso Aberto.

Para isso, a palestrante Maria Kowalczuk, editora de biologia e pesquisadora do Grupo de Integração da BioMed Central,  abordou temas como ética nas publicações, qual a melhor forma de preparar um manuscrito para submissão, diferentes formas de revisão feita por pares, e a importância de se escolher um periódico de qualidade para sua publicação.

Durante o evento, o professor Paulo Beirão, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, ressaltou que é preciso dar uma atenção especial à reprodução dos dados publicados, um problema muito grave para a ciência atual.

Ele também considera que é grande o poder de indução das fundações de apoio e financiamento a pesquisa, no momento em que elas valorizam umas ou outras características do trabalho científico.

 

 

 

 


OUÇA

Planeta Bio #2 - Ciência de um jeito diferente

Produção e locução: Sarah Dutra - Estudante de Comunicação Social
Entrevista: Marcus Vinicius dos Santos - Jornalista

 

 

 

 

 

 

 

 VEJA TAMBÉM
Vídeo explicando o que é "Acesso Aberto"

 

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo