Menu

Vice-presidente da Sociedade Chinesa de Neurociências, Yong-hua Ji, professor de Neurobiologia na Faculdade de Ciências da Vida da Universidade de Shanghai, estará no ICB na próxima segunda, dia 20 de julho, para falar sobre suas pesquisas em busca de novos medicamentos contra a dor. O encontro, aberto a profissionais e estudantes da área, será às 14h, na sala Nelo Moura Rangel (K3 - 163), não tem inscrição prévia e será em inglês, sem tradução.

"Mecanismos celular e molecular de respostas à dor induzida por picada de escorpião, associadas a canais iônicos Nav” é o título do seminário, que será apresentado por Yong-Hua Ji .

O pesquisador estuda as toxinas do veneno de escorpiões como forma de esclarecer o efeito de indução de processos inflamatórios relacionados à dor. Seu trabalho já rendeu 3 patentes aprovadas e a publicação de mais de 140 trabalhos acadêmicos.

Ele vai mostrar no ICB os efeitos das toxinas nos mecanismos fisiológicos e apresentar formas delas serem usadas na produção de analgésicos e também de antiepilépticos, adianta a organizadora do seminário, Maria Elena de Lima Perez Garcia, professora do departamento de Bioquímica do ICB.
 
O professor vem ao Brasil para participar do 9º Congresso Mundial de Neurociência (IBRO 2015), que tem sede no Rio de Janeiro e evento satélite na UFMG (Saiba mais sobre o IBRO UFMG em http://j.mp/ibroUFMG2015).

Em sua passagem pela UFMG será discutida a formalização de um projeto de colaboração que já vem acontecendo com o grupo de Maria Elena, além de abrir novas oportunidades para pesquisas e intercâmbios de alunos e pesquisadores, envolvendo a Universidade de Shangai e o Laboratório de Venenos e Toxinas Animais, em associação com os programas de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia, e em Ciências Biológicas, com concentração em Fisiologia e Farmacologia.


CONTATOS PARA A IMPRENSA
Profa. Maria Elena de Lima Perez Garcia -  Laboratório de Venenos e Toxinas Animais. Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB/UFMG.
(31) 3409 2659 / 2638 -



MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  |  www.icb.ufmg.br  |   (31) 3409 3011  |
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo