Menu

Atividade compõe iniciativas da Gerência de Resíduos para reforçar a segurança da comunidade

DSC 0187O curso "Noções básicas de biossegurança e descarte de resíduos" oferecido aos estudantes de Iniciação Científica pela Gerência de Resíduos e Biossegurança do Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG) reuniu 84 alunos no auditório Cerrado no início da semana.

Com a palestra da farmacêutica Maria Aparecida Campana Pereira, servidora aposentada que atuou na área de biossseguranças do ICB UFMG por 37 anos, a iniciativa integra uma campanha mais ampla com objetivo de proteger a comunidade de riscos inerentes ao ambiente de pesquisa.

 

 

A participação dos alunos superou as nossas expectativas, demonstrando que existe demanda por conhecimentos mais aprofundados sobre o assunto, afirmou Thais Soares da Silva, gerente de Resíduos e Biossegurança. Para ela, essa primeira edição é como "o lançamento de uma semente" para formação de multiplicadores dentro e fora dos laboratórios".

DSC 0194DSC 0191

DSC 0184

 

 

 

 

 

 A farmacêutica Ludmilla Parreiras Campos, da mesma gerência, relatou que alguns estudantes já se prontificaram em montar kits de segurança nos laboratórios onde atuam, "demonstrando sua disposição para a adoção de cuidados fundamentais no desenvolvimento da pesquisa, em favor da saúde dos colaboradores e de si mesmos, assim como a proteção do meio ambiente".

O curso foi organizado em conjunto com a Comissão Interna de Biossegurança e o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq), com apoio da Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica (ACBio). "Essa iniciativa reforça a nossa preocupação e o cuidado do ICB UFMG com a proteção da saúde das pessosas em nossa comunidade, não só de pesquisadores nos laboratórios, mas de todos que convivem aqui", afirmou Ricardo Gonçalves, diretor.

DSC 0217

DSC 0222IMG 3912

 

 

 

 

 

Para ele, o movimento como um todo demonstra uma característica importante dos servidores do ICB: "o trabalho integrado de nossos técnicos administrativos e terceirizados em torno de um objetivo comum, já que envolveu não só profissionais da área de biossegurança, mas também o NAPq e a ACBio".

O curso foi oferecido gratuitamente, com emissão de certificado. A expectativa é de que uma nova turma seja oferecida no segundo semestre.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo