Menu

quadradaEvento contou com a participação de cientistas da América do Sul, Central, Norte, África e Europa

O evento com mais de 1000 especialistas, pesquisadores e estudantes de micologia de todo o Brasil e também do exterior, vindos da América do Sul, Central, Norte, África e Europa, ocorreu durante essa semana na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), já sendo considerado o maior congresso brasileiro da história sobre o tema.

Ao longo da semana do 10º Congresso Brasileiro de Micologia, foram feitas diversas atividades, sendo elas: 31 palestras, 73 simpósios, 18 minicursos e um Workshop Internacional. O evento, presidido pelo professor Aristóteles Góes Neto, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, foi relevante para toda a comunidade científica brasileira.

A atividade de extensão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG) proporcionou o contato entre cientistas de todo o Brasil, com espaço aberto também para alunos de graduação e pós-graduação apresentarem seus trabalhos. Através desse contato, os conhecimentos construídos por esses pesquisadores foram compartilhados com outros, possibilitando um diálogo melhor sobre os assuntos mais relevantes para a área desenvolvidos nas palestras e simpósios.

Ao todo, os trabalhos apresentados falaram sobre vários eixos temáticos dentro do estudo dos fungos. Sendo eles: Diversidade, Conservação e Sistemática de Fungos, Ecologia, Evolução de Fungos, Etnomicologia, Fisiologia, Biologia Celular e Molecular, Genética e Biotecnologia de Fungos, Bioinformática aplicada à Micologia: Ômicas de Fungos e Metaômicas, Ecoinformática, Micologia Agrícola, Micologia Médica e Veterinária, Micologia Industrial e de Alimentos.

Além disso, o Congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Micologia também realizou eventos paralelos, como uma visita ao Instituto Inhotim e ao Santuário do Caraça.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICOLOGIA

A Sociedade Brasileira de Micologia (SBMic) é um entidade sem fins lucrativos criada para integrar pesquisadores, estudantes e profissionais da Micologia, promover a disseminação dessa ciência em todo o território nacional, padronizar e normalizar questões que se referem à prática e ao uso dessa ciência no País. Fundada em 1990 a SBMy se destaca pela promoção do Congresso Brasileiro de Micologia, um evento trienal que reúne aproximadamente 1.000 participantes do Brasil e de outros locais do mundo.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo