image1Artigo fala sobre molécula capaz de amenizar insuficiência cardíaca; European Heart Journal é a revista com maior impacto nesta área de pesquisa

Uma publicação na European Heart Journal, assinada pela professora Ludmila Ferreira, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, destaca uma molécula com potencial para amenizar a insuficiência cardíaca. O periódico, dedicado à cardiologia e publicado pela Oxford University Press em nome da Sociedade Europeia de Cardiologia, recentemente, apresentou resultados de experimentos em animais, culturas de células e amostras de tecido cardíaco humano.

O estudo concentra-se em uma molécula sintética capaz de atenuar a insuficiência cardíaca em diversas cardiopatias, incluindo aquela relacionada à Doença de Chagas, linha de pesquisa iniciada por Ferreira, em 2011 no Instituto do Coração (Incor USP).

A insuficiência cardíaca é caracterizada por problemas de bombeamento do sangue pelo coração e é a doença que mais mata no mundo. Isso acontece porque as demais doenças que afetam o sistema cardiovascular tendem a evoluir para essa condição que, atualmente no Brasil, afeta cerca de dois milhões de pessoas.

Mesmo que existam tratamentos capazes de reduzir a progressão da insuficiência cardíaca, ainda não há tratamentos capazes de reverter a doença, mesmo parcialmente - em últimos casos, é possível considerar o transplante de coração.

Metodologia

No estudo conduzido pela USP foram feitos alguns experimentos para demonstrar a capacidade da molécula denominada AD-9308 de restaurar a atividade da proteína de aldeído desidrogenase 2 (ALDH2) – presente na mitocôndria (organela que gera energia para as células e tem papel central no desenvolvimento de insuficiência cardíaca).

O protótipo do composto foi originalmente denominado como Alda-1. A equipe de pesquisa observou que camundongos com insuficiência cardíaca tratados com a droga apresentavam um aumento de 40% no volume de sangue bombeado. Esse efeito era decorrente da ativação da enzima mitocondrial ALDH2.

Assim, algumas modificações estruturais foram realizadas na molécula para potencializar o efeito farmacológico e qualificá-lo como um potencial composto a ser desenvolvido. Depois de muitos testes, chegou-se à versão de número 5.591, denominada AD-9308, que ativa a enzima ALDH2 três vezes mais do que a molécula original.

Relação com a mitocôndria

A relevância deste estudo é particularmente significativa no contexto da cardiopatia relacionada à Doença de Chagas, que afeta milhões de pessoas no Brasil e em todo o mundo. Atualmente, não existem tratamentos eficazes além do transplante cardíaco para essa condição. A pesquisa liderada pela professora Ludmila Ferreira e seus colaboradores destaca-se por apresentar uma abordagem promissora na busca por alternativas terapêuticas para essas enfermidades.

A molécula AD-9308 demonstrou a capacidade de reverter o quadro da insuficiência cardíaca em experimentos com animais e amostras de tecido cardíaco humano. Essa descoberta potencialmente representa um avanço significativo na compreensão e no tratamento dessa condição, oferecendo esperança para pacientes afetados, especialmente aqueles com cardiopatia chagásica, onde as opções terapêuticas são atualmente limitadas.

Por fim, o desenvolvimento de novas terapias para combater a insuficiência cardíaca e seu impacto para a saúde pública continua a ser um desafio. Assim, este estudo investiga os mecanismos subjacentes e o tratamento potencial para os efeitos deletérios do 4-hidroxinonenal (4-HNE) na insuficiência cardíaca.

Artigo

4-Hydroxynonenal impairs miRNA maturation in heart failure via Dicer post-translational modification

Ligia A Kiyuna, Darlan S Candido, Luiz R G Bechara, Itamar C G Jesus, Lisley S Ramalho, Barbara Krum, Ruda P Albuquerque, Juliane C Campos, Luiz H M Bozi, Vanessa O Zambelli, Ariane N Alves, Nicolás Campolo, Mauricio Mastrogiovanni, Silvina Bartesaghi, Alejandro Leyva, Rosario Durán, Rafael Radi, Guilherme M Arantes, Edécio Cunha-Neto, Marcelo A Mori, Che-Hong Chen, Wenjin Yang, Daria Mochly-Rosen, Ian J MacRae, Ludmila R P Ferreira, Julio C B Ferreira.

07 de Novembro de 2023 https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehad662