Menu


dna 3888228 1280A leitura completa do genoma de um organismo empolga biológos de diversas áreas

O material genético é extremamente relevante para o estudo das espécies, sendo muito importante para compreensão de questões como diversidade genética, patologias e evolução.

Em uma notícia para a revista de Pesquisa Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a jornalista Maria Guimarães falou sobre o processo de sequenciamento completo do genoma que tem se tornado uma realidade.

Tradicionalmente, o sequenciamento é fragmentado em diversas leituras curtas que devem ser montadas posteriormente. Esse método dificulta a inclusão de trechos muito repetitivos na montagem, já que eles se confundem facilmente durante o processo. Além disso, o foco maior de análise costuma ser nos genes voltados para a produção de proteínas.Com a leitura de todo o genoma será possível o estudo dos genes que são responsáveis pela maioria das diferenças entre os organismos.

“As leituras longas permitem determinar o arcabouço do genoma” disse Glória Franco, bioinformata e professora do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB UFMG), em entrevista para a revista. Essa forma nova de sequenciamento consiste numa leitura longa, que propõe sequenciar o genoma de telômero a telômero. Isso tem se tornado possível devido aos avanços tecnológicos e a busca de técnicas mistas.

A leitura completa do genoma pode ser muito importante para o estudo de um organismo ou uma espécie, podendo evidenciar várias mutações ou questões patológicas. Acredita-se que isso contribuirá principalmente para a área da saúde. Pedro Galante, coordenador do laboratório de bioinformática do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL), levanta a possibilidade de desenvolvimento de tratamentos baseados na edição ou regulação gênica, graças a essa técnica de estudo completo do material genético.

 

Redação: Gabriel Martins - Estagiário / PCCTAE, com supervisão de Dayse Lacerda.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo