AD ScientificaEstudo reúne coeficientes de produtividade de cientistas do mundo inteiro, a partir de dados bibliométricos de várias fontes.

O Alper-Doger Scientific Index, único estudo que ranqueia os coeficientes de produtividade total e dos últimos seis anos de cientistas, com base nas pontuações e citações do Discipline H-index (D-index), e no índice i10 no Google Acadêmico, classificou alguns professores do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG entre os mais conceituados do mundo em diferentes áreas. Ou seja, a posição de cada pesquisador considera o número de artigos e a quantidade de citações para cada disciplina examinada.

Mauro Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), está em 1° lugar no Brasil na área de Bioquímica, ao mesmo tempo em que ocupa a 34a posição na mesma área em comparação com os cientistas do mundo todo. Carlos Augusto Rosa, também é o número 1 no Brasil, na área de Microbiologia. Também em comparação com os demais cientistas brasileiros, o professor Robson Augusto Souza dos Santos, do departamento de Fisiologia e Biofísica, ocupa a 2a posição na área de Ciências Biológicas.

As informações que subsidiam o ranking foram coletadas em dezembro de 2022 e a produtividade e impacto baseados em citações de artigos científicos estão entre alguns dos critérios para a classificação. Segundo a organização, essa métrica é resultado de uma união de critérios que contabilizam e avaliam, por exemplo, o número de citações recebidas mundialmente, em relação aos artigos publicados pelos pesquisadores. Para a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef.

AD Scientific Index 2023 icb.ufmgSOBRE O AD SCIENTIFIC INDEX

Segundo o site da AD Scientific Index, o ranking foi desenvolvido pelo professor Murat Alper e pelo professor associado Cihan Doger, utilizando nove parâmetros que fornecem a classificação e avaliação de cientistas de 256 filiais, 22.347 instituições, 218 países, 10 regiões - África, Ásia, Europa, América do Norte, Oceania, Árabe Leageu, EECA, BRICS, América Latina, e COMESA, e no mundo. A metodologia permite que os cientistas possam  obter suas classificações acadêmicas e monitorar a evolução da classificação ao longo do tempo.

A organização afirma que, ao contrário de outros sistemas que também fornecem avaliações de periódicos e universidades, esse sistema de classificação e análise é baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade científica de cientistas. A classificação individual é feita em 12 disciplinas - Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito/Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais.

CONSULTE A RELAÇÃO COMPLETA NO SITE DA AD SCIENTIFIC INDEX