Menu

Solenidade.Prof.Paulo.Marcos.Zech Credito Marcus Vinicius Santos Comunicação ICBUFMG 2Muita gratidão e elegria na solenidade de entrega do título de Sócio Honorário da SBP ao professor Paulo Zech (no centro, ao alto, de camisa branca e paletó escuro) aconteceu no Centro de Atividades Didáticas de História Natural da UFMG. Foto: Marcus Vinicius dos Santos - Comunicação ICB CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR Pioneiro em sua área, o professor Paulo Marcos Zech Coelho, recebeu, nesta quarta, dia 12 de julho, o título de Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP).


mesa.paulo.zech Marcus Vinicius ACBioNa mesa de honra, os professores Paulo Marcos Zech Coelho, Roberto Sena Rocha (Diretor do Instituto René Rachou Fiocruz), José Mauro Peralta (Presidente SBP) e o diretor do ICB UFMG, Ricardo Gonçalves A maior comenda dessa entidade representativa é conferida a expoentes da especialidade, por sua contribuição à ciência e à formação de novos pesquisadores. A solenidade de concessão do título e entrega da placa comemorativa ocorreu em evento exclusivo, realizado no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais da UFMG (CAD 1), no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

Formado em Farmácia, em 1968, pela UFMG, Paulo Zech é professor emérito da UFMG e pesquisador emérito da Fundação Oswaldo Cruz. Talvez seja adequado considerar que sua trajetória científica começa como aluno da primeira turma do curso de pós-graduação do Departamento de Parasitologia da UFMG, onde defendeu a tese número 1 do curso, nos idos de 1970.

Nesse caminhar, ele teve a oportunidade de ser orientado por alguns das maiores referências internacionais no campo da Medicina Tropical, os professores José Pellegrino e, também, Giovanni Gazzinelli.Dedicou-se ao estudo da esquistossomose, doença parasitária conhecida também como xistose ou barriga d'água. Além de ter sido professor do departamento de Parasitologia, após sua aposentadoria iniciou nova carreira no Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), à frente do Laboratório de Esquistossomose do Instituto René Rachou-Fiocruz Minas. Zech substituiu na direção do Laboratório o médico e pesquisador Naftale Katz, cocriador do método Kato-Katz de diagnóstico quantitativo de esquistossomose, o qual, outro orientado do professor Pellegrino, também influenciou positivamente a trajetória do homenageado. Katz participou da cerimônia, na UFMG.

ENTREVISTA

Você pode saber um pouquinho mais sobre a importância dessa homenagem assistindo ao vídeo publicado nas redes sociais do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG pela sua Assessoria de Comunicação. Participaram do vídeo, os membros da mesa, professores Paulo Marcos Zech Coelho (Sócio Honorário da SBP), Ricardo Gonçalves (Diretor do ICB UFMG), José Mauro Peralta (Presidente SBP), Roberto Sena Rocha (Diretor do Instituto René Rachou/Fiocruz), e o médico Naftale Katz (Pesquisador Emérito da FIOCRUZ).

.Assista em @icbufmg

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo