articoFonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/articoApós 40 anos de operações antárticas, expedição com pesquisador do ICB UFMG vai ao extremo norte do planeta

A primeira expedição oficial do Brasil ao Ártico, com a participação do professor Luiz Rosa, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, foi destaque em matéria publicada pelo Estadão, no dia 7 de junho. Assinada pela jornalista Luciana Garbin, a reportagem detalha como será a expedição, marcada para julho, que inaugura a participação científica oficial do País na região.

Ao Estadão, o biólogo e microbiologista explicou que “o conhecimento da biodiversidade da região pode fornecer informações valiosas sobre o impacto das mudanças climáticas nas regiões árticas, com potencial para afetar até o litoral norte do Brasil”. Além de coletar amostras de solo, sedimentos marinhos e de lagos, água de lagos, rochas e plantas para estudo, durante a viagem, serão captadas imagens para o documentário Paralelo 60°, sobre a presença científica brasileira nos polos.

De acordo com a matéria publicada pelo Estadão, Luiz Rosa e os demais cientistas que compõem a expedição ( Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Brasília e Pontifícia Universidade Católica de Brasília) também têm a missão diplomática de buscar a colaboração de outros países para participar do Conselho do Ártico, o que poderia facilitaria a apresentação de propostas de preservação e de pesquisa da região.

Os detalhes sobre a “aventura” do Brasil no outro extremo do planeta estão no link https://l1nq.com/x8wxT