Menu

WhatsApp Image 2023 05 22 at 09.48.46Confira os estudantes visitantes contemplados no sorteio de livros temáticos, minikits de moléculas e bonsai
As atividades da Sala Interativa do curso de Ciências Biológicas (ICB UFMG) fizeram sucesso na última edição da Mostra Sua UFMG. Além do fluxo de visitantes ao longo do sábado, a “Caminhada Ecológica no Campus” e a “Visita ao Museu de Zoologia” foram bastante procuradas durante a programação.

De acordo com a professora Luzia Valentina Modolo, uma das coordenadoras da Sala Interativa, as atividades “possibilitaram aos visitantes conhecer um pouquinho das espécies vegetais localizadas no entorno do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), bem como uma instalação laboratorial do nosso Instituto”.

Associada do Departamento de Botânica, a professora Luzia Modolo destacou a variedade de atrações. “Contamos com demonstrações nas áreas de Botânica, Ecologia, Genética, Microbiologia, Paleontologia, Patologia, Parasitologia e Zoologia”, listou. “A sala contou também com exibição feita pelo Idea Real Bio Lab, de popularização da Ciência, utilizando impressora 3D”, acrescentou.

Na avaliação de Luzia Modolo, a Mostra Sua UFMG foi uma “oportunidade ímpar” para os graduandos em Ciências Biológicas apresentarem ao público leigo as diversas facetas do curso, utilizando uma linguagem mais acessível para explicar processos e sistemas bastante complexos. “O evento proporcionou o aprimoramento da comunicação oral dos voluntários, além de reiterarem o sentimento de pertencimento a uma universidade de grande destaque, como é a UFMG”, considerou.

Já para o público visitante, estudantes de escolas de Educação Básica, foi um momento para acesso “ao vivo e a cores” às pesquisas e estudos realizados no âmbito das Ciências Biológicas da UFMG. Para Luzia Modolo, “nota-se que muitos, mesmo morando em Belo Horizonte, ainda não conheciam a Universidade e a sua notoriedade na formação de profissionais qualificados nas mais diversas áreas”.

 

sorteadosmostra

SORTEIOS


Entre os pontos altos da programação, Luzia Modolo também relacionou os sorteios realizados na Sala Interativa, incluindo livros temáticos, minikits de moléculas ou bonsai de jabuticaba.

Confira os contemplados nas fotos a seguir.

 

 

Sorteado1Sorteado2

Sorteado3

Sorteado4Sorteado5Sorteado6Sorteado7Sorteado8Sorteado9Sorteado10Sorteado11 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostra Sua UFMG

A Universidade estima que cerca de 25 mil estudantes foram recebidos pela comunidade acadêmica — professores, estudantes e técnicos na edição 2023 da Mostra Sua UFMG, realizada no Campus Pampulha presencialmente pela primeira vez após a pandemia de covid-19. Trata-se de uma oportunidade para que eles conheçam a estrutura dos 91 cursos de graduação que a universidade oferece, obtenham informações para escolher o curso no qual irão ingressar, como perspectivas do mercado de trabalho, e descobrir o que significa estudar numa universidade pública.

A Mostra Sua UFMG é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) com apoio das demais pró-reitorias, diretorias, coordenadorias e núcleos que compõem a administração central da universidade, além dos colegiados de cursos de graduação. Na organização da Sala Interativa do curso de Ciências Biológicas participaram, além do coordenador do Colegiado, professor Carlos Renato Machado, os professores Caio Tavares Fagundes, do Departamento de Microbiologia; Daniele Kasper, de Genética, Ecologia e Evolução; Felipe Bisaggio Pereira, da Parasitologia; Marina Gonçalves Diniz, de Patologia Geral; e Thiago Tavares, do Departamento de Zoologia. Pelo Instituto de Geociências (IGC), participou o professor Alexandre Liparini Campos, do Departamento de Geologia.

Salas interativas

Setenta e três salas interativas foram distribuídas em seis prédios localizados no entorno da Praça de Serviços. Nesses ambientes, os visitantes tiveram acesso a equipes, demonstrações, experimentos e experiências de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos diversos cursos.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo