Menu

FernandoPimentel

Morreu o professor aposentado do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB UFMG), Fernando Pimentel de Souza.

Com pesar, a Diretoria solidariza-se com a família e amigos e comunica que a despedida será nesta sexta-feira, 19, no Velório 3 do Cemitério Parque da Colina, a partir das 13h30 (Av. Santarém 50, Nova Cintra. BH. MG). 

O sepultamento está marcado para as 15h30 (19/5/2023).

A trajetória de Pimentel-Souza, professor titular de Neurofisiologia, se entrelaça com a história do departamento de Fisiologia e Biofísica e com a do Laboratório de Psicofisiologia, a partir de sua contratação em 1972.

Nascido em Divinópolis, ele fez o mestrado em Eletrônica e Telecomunicação (ENSA, Paris), e em Fisiologia (ICB). Seu doutorado, em Psicofarmacologia (Escola Paulista de Medicina) e o pós-doutorado foi realizado no Scripps Institution of Oceonography. Sua graduação, como engenheiro eletrônico, pelo ITA, foi ainda em 1961.

Sagrou-se professor assistente em 1971, na UFRJ, na Engenharia Biomédica, mas logo se tornou professor adjunto, já no ICB UFMG, em 1972. Foi em 1981 que se tornou professor titular.

Dentre as várias distinções recebidas pelo professor, pode-se destacar o prêmio da Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica, em 1979, pela pesquisa "O córtex somato-sensorial da cutia Dasyprocta aguti" e prêmio da Associação Ibero-americana de Engenharia de Segurança do Trabalho", (1992), na área de "Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho" com o artigo entitulado: "A poluição sonora urbana no trabalho e na saúde.

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo