Menu

futurasAté dia 31 maio é possível inscrever planos de trabalho no programa de âmbito nacional, do MCTI

Programa Futuras Cientistas abre edital para selecionar projetos de centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa interessados em oferecer atividades de Imersão Científica que possam "estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia", nacionalmente. O edital prevê a liberação de recursos financeiros necessários para a aquisição de material para reprodução do experimento a ser realizado pelos pesquisadores-tutores, sendo o valor máximo, em Reais, calculado na razão de R$ 350,00 por estudante-participante.

O projeto também disponibilizará equipamentos de proteção individual (luvas de látex, jaleco, óculos de proteção) e os materiais de escritório em geral (caderno, lápis, caneta, entre outros). Além do "Imersão Científica", o programa conta também com ações como Banca de Estudos, Mentoria e Estágios. As frentes de atuação têm início no ensino médio, entretanto seguem até o ensino superior.

Com o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares, o programa busca reduzir barreiras para o acesso e permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos. Segundo o site da promotora, "Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia".

INSCRIÇÕES

A inscrição de Projetos de Trabalho será exclusivamente por meio de formulário online, disponível em Formulário de Inscrição - Projetos de Trabalho, no linktree do Programa Futuras Cientistas ou no site da entidade que gere a iniciativa: Cetene, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Consulado Americano e a Secretária de Educação do Estado de Pernambuco são parceiras da ação.

Edital Nº 5 de Projetos de Trabalho - Imersão Científica 2024
https://drive.google.com/file/d/106gPQLKUDqBX7Gs3REw-s2ddma3Kb-go/view

Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZGrPijNzMBToIhVFZQT-fZ6zDzqFoTMwtL3VArX7FgTARFw/viewform

Anexo 1 do Edital
https://drive.google.com/file/d/1CO2T1HAJX3DTc0dtpey6iILB8QWJVl_d/view

Mais informações sobre o Futuras Cientistas, no Instagram.

Assista o video no site da TV Futura

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo