Menu

Foto.LucasGomesEM BUSCA DE INOVAÇÃO - Lucas Gomes (à direita, atrás, de camisa azul) e os demais alunos de mestrado e doutorado do grupo de pesquisa do professor Alexandre Rosado, na Universidade KAUST, no Reino da Arábia Saudita - Acervo Lucas GomesCom apoio do CNPq, projeto é baseado no genoma Campylobacter jejuni; a KAUST é uma das mais avançadas instituições de ensino e pesquisa do mundo

O estudante de doutorado Lucas Gomes, do Programa de Bioinformática do ICB UFMG, está no Reino da Arábia Saudita, na King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), por um período de seis meses, para desenvolver uma parte de sua pesquisa, orientada no ICB pelo professor Vasco Azevedo, do departamento de Genética, Ecologia e Evolução."Identificação in silico e validação in vitro/in vivo de alvos terapêuticos e vacinas candidatas contra a resistência antimicrobiana Campylobacter jejuni de origem alimentar" (Chamada CNPq Nº 26/2021).

Com apoio de uma bolsa de doutorado sanduíche, financiada pelo CNPq, Lucas vai pesquisar o genoma Campylobacter jejuni, responsável por infecções alimentares e envolvido em casos de gastroenterite transmitida por alimentos. Mas, o interesse maior do pesquisador brasileiro é a resistência do organismo a antibióticos e o fato dele ser considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como alvo prioritário para desenvolver metodologias de tratamento.

Foto.LucasGomes.KAUST.2Na KAUST, Lucas se integra à equipe do microbiologista ambiental Alexandre Rosado, professor titular da KAUST e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também professor visitante na UCDavies, na Califórnia, Rosado atua no campo da microbiologia de ambientes extremos e também é especializado em microbiologia básica e aplicada, comunidades microbianas sintéticas, ciência do microbioma e manipulação do microbioma, que, por sua vez, é fonte de novos produtos biotecnológicos.

Seu grupo se dedica ao estudos com microrganismos que sobrevivem tanto no mar vermelho, quanto no deserto, tentando desenvolver aplicações que vão de ecologia, à saúde humana e à astrobiologia. Outra estudante brasileira nessa equipe é Isabella Dal’Rio, da UFRJ (na foto, à frente e à esquerda, de camiseta preta).

CONHEÇA

Fundada em 2009, a KAUST já é considerada um “catalisador de inovação, desenvolvimento econômico e prosperidade social”. Reunindo os melhores pesquisadores do mundo, a instituição tem subido rapidamente nos rankings mundiais, onde pessoas de mais de 120 nacionalidades vivem, estudam e trabalham. Clique aqui para saber mais da instituição.

Quer se comunicar com o Lucas Gomes?

 

Redação: Vitória Alves, bolsista PBext, sob supervisão de Marcus Vinicius dos Santos

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo