Menu

teste 17Evento traz Cândida e Outras Vidas, em homenagem ao professor Fernando Amaral (in memoriam)

Nove livros escritos por membros da comunidade participam do 1º Lançamento Coletivo de Livros do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, na próxima quinta-feira, dia 27 de abril. Os títulos, publicados entre 2020 e 2023, escritos por professores, técnicos administrativos e ex-alunos, vão desde o gênero acadêmico-científico até o literário, passando pela autobiografia e poesias.

Estarão presentes no evento os autores Ana Carolina Neves, com “A Lagarta e a Cobra”; Clarissa Menicucci e “Meu primo gigante”; Jéssica Patrícia Silva de Sá e outros com as obras “Bibliotecári@s e as Redes Sociais” e “Fundamentos e Práticas da Mediação no Contexto Informacional”; Luiz Renato de França apresentando o seu “Cores do universo: Cinquenta anos de poesia”; Marcos Rodrigues com as publicações “Um Sabiá Sujo” e “Ypabuçu, a vida nas lagoas”; além de Mauro Luís Triques e sua obra “Exaptação!”.

Em homenagem ao professor Fernando Amaral da Silveira, a editora Crivo participa como convidada trazendo o livro Cândida e Outras Vidas, crônicas lançadas pelo docente do Departamento de Zoologia antes de sua morte em agosto de 2022.

O 1º Lançamento Coletivo de Livros do ICB UFMG é um evento comemorativo aos dias Mundial da Poesia e do Livro e marca a retomada das atividades culturais frequentes no ICB UFMG antes da pandemia de covid-19, que restringiu as tradicionais trocas de experiência e compartilhamento de informações. Com entrada aberta ao público em geral, a programação começa às 15h e será realizada no Saguão do Bloco G e no Auditório 3 – Cerrado.

De acordo com a coordenadora da Comissão Organizadora, professora Andrea Macedo, outro objetivo do evento é fortalecer os laços colaborativos e de pertencimento da comunidade do ICB UFMG. “Queremos dar visibilidade e valorizar não apenas a produção acadêmico-científica dos nossos colegas, mas também a produção artística e cultural”, ressaltou. “Nossa expectativa é criar mais uma tradição e espaço de conhecimento e confraternização no Instituto”, afirmou.

A programação inclui exposição e feira de livros. As pessoas que desejarem poderão trazer seus livros para troca ou doação. Haverá um momento de bate papo com os autores, apresentação do Coral Cantáridas e sessão de autógrafos.

Dia Mundial da Poesia

Comemora-se anualmente em 21 de março a data estabelecida na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1999. Busca reconhecer os movimentos poéticos e a tradição literária dessa arte milenar.

Dia Mundial do Livro

Celebrado anualmente em 23 de abril, é uma data escolhida também pela Unesco para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre direitos legais.

SERVIÇO

1º Lançamento Coletivo de Livros do ICB UFMG
27 de abril de 2023
Saguão e Auditório 3 – Cerrado

Bloco G do Prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Estacionamento aberto no entorno do Mineirão, próximo à entrada das faculdades de Farmácia e Veterinária
UFMG - Campus Pampulha

PROGRAMAÇÃO

15h - Exposição e feira de livros - Saguão
16h - Cerimônia de lançamento - Auditório 3 (Cerrado)
16h15 - Bate papo com os autores - Auditório 3 (Cerrado)
17h - Apresentação do Coral Cantáridas - Saguão
17h30 - Sessão de autógrafos - Saguão

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo