Menu

teste 18Obras vão desde as acadêmico-científicas até as de literatura infanto-juvenil

Membros da comunidade do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG vão lançar seus livros em um evento coletivo, em comemoração aos dias Mundial da Poesia e do Livro. Publicadas entre 2020 e 2023, as obras passam pela poesia e vão desde as acadêmico-científicas até às de literatura infanto-juvenil. Com entrada aberta ao público em geral, o 1º Lançamento Coletivo de Livros do ICB UFMG está marcado para dia 27 de abril, a partir das 15h, no Auditório 3 – Cerrado e no Saguão do Bloco G.

Autores de ao menos sete livros já marcaram suas presenças: Ana Carolina Neves, com “A Lagarta e a Cobra”; Jéssica Patrícia Silva de Sá e outros com as obras “Bibliotecári@s e as Redes Sociais” e “Fundamentos e Práticas da Mediação no Contexto Informacional”; Luiz Renato de França apresentando o seu “Cores do universo: Cinquenta anos de poesia”; Marcos Rodrigues com as publicações “Um Sabiá Sujo” e “Ypabuçu, a vida nas lagoas”; além de Mauro Luís Triques e sua obra “Exaptação”!

“O lançamento coletivo dos livros dos nossos pesquisadores demonstra a disposição da Diretoria de retomar as atividades culturais tão frequentes no ICB UFMG antes da pandemia de covid-19, que restringiu as tradicionais trocas de experiência e compartilhamento de informações”, revela o professor Ricardo Gonçalves, diretor da unidade.

De acordo com a coordenadora da Comissão Organizadora, professora Andrea Macedo, outro objetivo é fortalecer os laços colaborativos e de pertencimento da comunidade do ICB UFMG. “Queremos dar visibilidade e valorizar não apenas a produção acadêmico-científica dos nossos colegas, mas também a produção artística e cultural”, ressaltou. “Nossa expectativa é criar mais uma tradição e espaço de conhecimento e confraternização no Instituto”, afirmou.

A programação inclui exposição e feira de livros. As pessoas que desejarem poderão trazer seus livros para troca ou doação. Haverá um momento de bate papo com os autores, apresentação do Coral Cantáridas e sessão de autógrafos.

Dia Mundial da Poesia

Comemora-se anualmente em 21 de março a data estabelecida 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1999. Busca reconhecer os movimentos poéticos e a tradição literária dessa arte milenar.

Dia Mundial do Livro

Celebrado anualmente em 23 de abril, é uma data escolhida também pela Unesco para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre direitos legais.

SERVIÇO

1º Lançamento Coletivo de Livros do ICB UFMG
27 de abril de 2023
Bloco G do Prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Campus Pampulha

PROGRAMAÇÃO

15h - Exposição e feira de livros - Saguão
16h - Cerimônia de lançamento - Auditório 3 (Cerrado)
16h15 - Bate papo com os autores- Auditório 3 (Cerrado)
17h - Apresentação musical - Saguão
17h30 - Sessão de autógrafos - Saguão

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo