Menu

capeloCLIQUE PARA AMPLIAR A FOTOAo todo, 81 alunos concluíram a graduação no segundo semestre de 2022

Estudantes que concluíram o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais no segundo semestre de 2022 colaram grau na tarde desta sexta-feira, 3, em cerimônia oficial realizada no Campus Pampulha.

Ao todo, 81 alunos de licenciatura e bacharelado, nas modalidades ambiental, percurso aberto, biotecnologia e saúde, diurno e noturno, finalizaram o período de graduação, estando aptos ao exercício de atividades de pesquisa, ensino e prestação de serviços.

ricardo

A formatura das turmas do segundo semestre de 2022 acontece em um momento duplamente significativo para o ICB UFMG. O curso de Ciências Biológicas está encerrando as atividades comemorativas dos seus 50 anos e o instituto abre as celebrações por seu aniversário de 55 anos, que ocorre em 28 de fevereiro.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Atividades Didáticas 1, sendo presidida pelo diretor do ICB, professor Ricardo Gonçalves (foto no parlatório). Além dele, a mesa foi composta pelo coordenador do curso e professor homenageado Carlos Renato Machado, pelos professores Helen Lima Del Puerto, Denise Maria Trombert de Oliveira, Jônatas Santos Abrahão e pela servidora técnica administrativa Túlia Marques Silva Oliveira, secretária do Colegiado do Curso, todos homenageados. 

oradoras

CERIMÔNIA

Aberta a sessão solene pelo professor Ricardo Gonçalves, houve a recepção dos formados e foi exibida a mensagem da reitora da UFMG, professora Sandra Goulart, que destacou a responsabilidade dos novos profissionais com a transformação e o futuro do Brasil.

Após a composição da mesa e execução do Hino Nacional, as alunas Victória Hellena Silva Pereira, do curso noturno, e Jade Carceroni de Souza Carvalho, do diurno, ambas oradoras, proferiram seus discursos no qual destacaram o orgulho por estarem se formando numa das melhores universidades da América Latina.

 

Agradeço às políticas públicas, que nos garantiram o direito da Constituição de ter uma formação superior de qualidade”, ressaltou Victória Pereira (na foto, de beca).

juramento“Não é nada fácil escolher a profissão que escolhemos, mas sabemos que vamos fazer a diferença no mundo”, completou Jade Carvalho. A certeza foi compartilhada pelo coordenador do curso, professor Carlos Renato. “Espero que vocês continuem com essa paixão pela vida. Além de formar excelentes biólogos, estamos formando cidadãos e cidadãs conscientes do dever social que terão”, reafirmou.

Após a entrega das homenagens e discursos dos professores homenageados, o aluno Gustavo Caldeira Cotta (foto, de beca) fez a leitura do juramento e o diretor do ICB conferiu os respectivos graus aos estudantes. Por fim, foi feita a chamada dos discentes para assinatura do Termo de Colação de Grau e encerrada a sessão com os agradecimentos do diretor professor Ricardo Gonçalves. Referindo à canção Coração de Estudante, de Milton Nascimento, ele afirmou que “renova-se a esperança”. “Vocês fazem parte de uma geração histórica. Sejam flores e frutos de um país melhor!”, concluiu.

As fotos da Colação de Grau estão publicadas no perfil do ICB no Instagram (@icbufmg).

formaturaCLIQUE PARA AMPLIAR A FOTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reveja a cerimônia no canal do ICB UFMG no Youtube:

 

Redação: Dayse Lacerda. Fotos: Henrique Castanheira - Comunicação ICB UFMG


Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo