Menu

WhatsApp Image 2023 02 02 at 15.41.11Cientistas do ICB-UFMG vão construir e instalar equipamentos que democratizam acesso à tecnologia na América Latina

Brasil, Chile e Uruguai poderão contar, até o fim deste ano, com microscópios modulares capazes de produzir imagens 3D de alta resolução de amostras biológicas vivas ou fixadas, os chamados microscópios Flamingo. Esse sistema de imagem, que pode proporcionar avanços nas pesquisas de diversas áreas nos três países, será construído e instalado por uma equipe de cientistas, incluindo três do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG: Christopher Kushmerick, do Departamento de Fisiologia e Biofísica e Gregory Kitten e Vinicius Toledo Ribas, ambos do Departamento de Morfologia. O projeto será financiado pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI).

O professor Gregory Kitten, um dos principais co-investigadores do projeto, afirmou que, além da instalação em laboratórios estratégicos, o objetivo do projeto “Building Flamingo Light Sheet Microscopes in South America”, é promover a pesquisa, a colaboração científica e a educação, por meio de cursos, workshops e conferências, em torno dessa tecnologia chamada “Folha de Luz”. “Pretendemos facilitar o uso e a disseminação dessa tecnologia, diminuindo gastos com equipamentos. Vamos instalar três microscópios transportáveis, acessíveis e compartilháveis entre pesquisadores e laboratórios, resultando em uma abrangência significativa na América do Sul”, antevê.

Gregory Kitten explica que, para iniciar o projeto, as peças serão adquiridas na Alemanha, onde será realizado um workshop para treinamento do pessoal dos laboratórios estratégicos. Eles irão aprender a construir, usar e fazer manutenção em seus Flamingos, começando com a configuração mais adequada para atender às necessidades imediatas de pesquisa em suas áreas. Cada aparelho será enviado ao país de destino com peças sobressalentes necessárias para mudar as configurações.

De acordo com o biólogo, diretor do Centro de Microscopia da UFMG, os microscópios Flamingo já são usados em laboratórios nos Estados Unidos e na Europa, mas não são equipamentos comerciais. Dentro do projeto, o custo de produção de cada um gira em torno de U$100 mil, aproximadamente R$500 mil reais. O sistema Flamingo da UFMG será montado no Centro de Aquisição e Processamento de Imagens do ICB (CAPI), sob a responsabilidade do seu diretor, professor Christopher Kushmerick.

MICROSCOPIA DE FOLHA DE LUZ
A técnica de Microscopia de Folha de Luz permite a obtenção de imagens de espécimes biológicos vivos ou fixados, em alta resolução, por longos períodos de tempo, com impactos mínimos nas amostras causados pela incidência de luz. A técnica permite verificar o crescimento de uma planta em tempo real, por exemplo, assim como ser utilizada em pesquisas que ajudem a compreender a saúde humana e no desenvolvimento de novos medicamentos.

PROGRAMA DE IMAGEM DA CHAN ZUCKERBERG INITIATIVE (CZI)
A Chan Zuckerberg Initiative é uma organização filantrópica fundada e presidida por Mark Zuckerberg, do Facebook, e sua esposa, Priscilla Chan. O Programa Imaging, da CZI, apoia pesquisadores que estão expandindo o acesso e treinamento em tecnologias de imagem, e também desenvolvendo tecnologias de ponta para aumentar o entendimento sobre processos biológicos no corpo humano, que permita descobertas sobre como curar, prevenir ou controlar doenças. O projeto, liderado pela diretora do Centro de Pesquisa em Microscopia da Universidad Mayor, no Chile, Alenka Lovy, envolve onze cientistas e é um dos 14 finalistas do Programa de Imagem da CZI.

 

Redação: Dayse Lacerda. Fotos: Henrique Castanheira - Comunicação ICB UFMG

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo