Menu

Peigneur.Nobrega.Elena.PuccaAo lado de Steve Peigneur, a homenageada recebeu o prêmio na presença do vice-reitor da Universidade de Roraima, Silvestre Lopes da Nóbrega, e da organizadora do Congresso, professora Manuela PuccaPremiação, conferida também a outros toxinologistas brasileiros, foi promovida pela revista científica Toxins, de acesso aberto, uma das referências na área de venenos e toxinas, fator de impacto de 5,075.

A bióloga, bioquímica e neurocientista Maria Elena de Lima Perez Garcia, professora titular aposentada do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), foi homenageada durante o 1º VenoRaima, Congresso Internacional de Animais Venenosos em Roraima, realizado na capital daquele estado, Boa Vista. O prêmio foi concedido por suas descobertas sobre diferentes formas de uso da toxina da Phoneutria nigriventer, a aranha armadeira.

Steve Peigneur, atualmente pesquisador da Universidade de Leuven, na Bélgica, a saudou destacando a importância do conjunto das pesquisas da cientista, e o trabalho dela na formação de novos pesquisadores e no desenvolvimento de produtos na área. A pesquisadora declarou sua extrema satisfação pelo reconhecimento e agradeceu “as belas e generosas palavras” de seu ex-aluno de doutorado na UFMG.

Maria Elena no Venom.2022Mais sobre o trabalho de Maria Elena Lima

Bioquímica, ela possui várias colaborações internacionais, incluindo diferentes laboratórios de Marseille e Paris, na França, com a Nottingham University (Inglaterra) e também com a Université de Leuven (Bélgica) e Florida Institut of Technology (USA).

Um de seus produtos de maior destaque tem sido um novo tratamento para disfunção sexual, derivado do veneno da aranha armadeira, que levou à concessão de patentes em mais de 20 países e outros dez depósitos de patente estão em análise. Essa tecnologia, que foi transferida para a brasileira Biozeus Biofarmacêutica, concedeu à professora o prêmio Champions of Science Storytelling Challenge - edição América Latina e Caribe, da Johnson & Johnson, em 2019.

Premio.Venom.Maria.Elena.LimaNo troféu recebido, Prêmio de grande contribuição ao Venom - Dra Maria Elena de Lima. Pelas grandes descobertas sobre as toxinas Phoneutria nigriventer - Crédito das fotos: Arquivo PessoalEm dezembro de 2022 foram finalizados os estudos de fase clínica 1 com o peptídeo ativo usado no tratamento da disfunção erétil. A continuidade do desenvolvimento dos estudos também gerou outras potenciais aplicações clínicas do mesmo peptídeo, que possui ações farmacológicas que se baseiam na sua propriedade liberadora de óxido nítrico, que pode ser ativo contra o glaucoma, na neuropatia isquêmica óptica, na síndrome respiratória aguda, na hipertensão pulmonar e na psoríase.

Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Bioquímica (SBBq) e do Conselho da Sociedade Brasileira de Toxinas (SBTX), atualmente ela segue sua carreira docente como professora e pesquisadora da Faculdade Santa Casa de Belo Horizonte, onde atua no curso de pós-graduação stricto sensu de Medicina e Biomedicina, além de professora voluntária da UFMG, onde continua orientando trabalhos de pós-graduação, É também membro da Câmara de Ciências Biológicas da Fapemig.

Clique aqui veja como foi o Congresso

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo