Menu

EduardoCobo fotoPrimeira atividade da série traz cientista do Canadá reconhecido por pesquisa relacionada a ação de peptídeos antimicrobianos sobre a imunidade inata em infecções intestinais

 

O Programa de Pós-graduação em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG realiza na próxima sexta-feira, 2, às 9h30, o primeiro de uma série de seminários voltados a ampliar seu processo de internacionalização. A ideia é promover o intercâmbio cientiífico com renomados cientistas da área que atuam em universidades de todo o mundo.

Presenciais, os encontros serão na sala 172 - Professor Nello Rangel -, bloco K, 3º andar do ICB UFMG, no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte. Gratuito e sem inscrição prévia, o evento é aberto à participação de estudantes e pesquisadores interessados, de todas as áreas.

“A internacionalização é extremamente importante na formação dos nossos estudantes”, afirma a coordenadora da Pós-graduação em Biologia Celular, professora Fernanda Radicchi. Para ela, “além do networking, a experiência no exterior possibilita o amadurecimento do indivíduo. O intercâmbio de experiências e conhecimentos é fundamental para a consolidação da identidade profissional e pessoal”.

Com estes objetivos, o convidado que abre a série é o médico veterinário argentino Eduardo Cobo, referência em pesquisa sobre mecanismos de defesa epiteliais e seu envolvimento na prevenção de respostas inflamatórias prejudiciais e no controle de infecções. Professor associado da Universidade de Calgary, Canadá, em inglês Cobo irá apresentar aspectos da ação de peptídeos antimicrobianos sobre a imunidade inata em infecções intestinais. As pesquisas realizadas em seu laboratório têm como alvo o desenvolvimento de alternativas terapêuticas naturais mais eficazes e econômicas contra doenças em humanos e animais. Este seminário tem apoio da Pós-graduação em Ciência Animal da UFMG.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

Já na semana seguinte, no dia 7 de dezembro, às 10 horas, o seminário de internacionalização da Biologia Celular traz o dentista Walter Siqueira, professor titular e diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Saskatchewan. Reconhecido internacionalmente por suas contribuições em inovação e criatividade na pesquisa e treinamento de profissionais de saúde bucal, ele apresenta, em português, o seminário "Decifrando o poder da bioengenharia salivar para prevenção e tratamento de doenças orais". Este seminário terá apoio da Faculdade de Odontologia da UFMG.

CONHEÇA O BIOCEL

Com avaliação Nível 7 da Capes, o Programa de Pós-graduação em Biologia Celular do ICB UFMG tem uma história de 50 anos na formação profissionais qualificados dirigida a atuar em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica nesse campo do conhecimento, seja em Instituições de Ensino Superior ou Institutos e Centros de Pesquisa do Brasil e do exterior. O Programa oferece cursos em nível de mestrado e doutorado, totalizando 12 linhas de pesquisa e constantemente investe na utilização de novas abordagens metodológicas e didáticas, na busca de colaborações com pesquisadores nacionais e internacionais de renome.

Clique aqui e saiba mais no site da Biologia Celular

SERVIÇO

Seminários de Internacionalização da Biologia Celular

Sala Professor Nello Rangel, Bloco K3-172
Prédio do ICB UFMG.
Entrada gratuita e aberta a estudantes de graduação e de pós.
Não há inscrição prévia.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo