Menu

Simposio dia11 271O professor Fernando Amaral foi um dos criadores e organizadores do Simpósio de Zoologia Sistemática - Crédito: Humberto Yoji.Até 30 de novembro. Este é o prazo para envio de uma breve descrição de proposta de artigo científico para a edição especial da revista ZOOTAXA dedicada ao professor Fernando Amaral da Silveira, ex-integrante do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, falecido em agosto, aos 62 anos.

“Fernando foi um dos mais influentes taxonomistas de abelhas brasileiros”, justificam Jason Gibbs (), Laurence Packer e Eduardo Almeida, editores desta “Festschrift”, termo usado no campo acadêmico para designar uma publicação que homenageia um cientista influente.

“Ele orientou 20 alunos de pós-graduação e publicou cerca de 50 trabalhos sobre conservação, ecologia, diversidade e taxonomia de abelhas”, afirmam, lembrando ainda que o livro "Abelhas Brasileiras: Sistemática e Identificação", impactou profundamente a pesquisa melitológica, que estuda as abelhas, e como refletido pelas quase 1000 citações de suas pesquisas, desde 2002.

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Os artigos - científicos - serão selecionados com base em sua alta qualidade. Devem ser redigidos em inglês, acerca de tópicos relacionados à taxonomia, filogenética ou nomenclatura, os principais assuntos do Zootaxa, e preparados de acordo com as políticas e diretrizes editoriais da Zootaxa (https://www.mapress.com/zt/about/submissions).

“Não são recomendados artigos curtos, com descrições isoladas de uma única espécie, especialmente para táxons com grande número de espécies não descritas”, orientam os editores. Mas, dada a natureza especial deste Festschrift, manuscritos de espécies únicas podem ser considerados para publicação se bem ilustrados e acompanhados por um diagnóstico completo, chave de identificação ou modificação de uma chave existente. Essas “chaves” são instrumentos que os pesquisadores em biodiversidade usam para poderem identificar as espécies com base em características morfológicas.

Embora seja uma edição particularmente interessada em manuscritos sobre abelhas, grupo no qual o professor Silveira se concentrou durante sua carreira, artigos sobre outros grupos também serão considerados, especialmente se estabelecer alguma relação com o trabalho do homenageado.

Os artigos definitivos devem ser enviados até 30 de abril de 2023, para garantir a revisão a tempo da publicação no final de 2023.

MAIS INFORMAÇÕES E ENVIO DOS ARTIGOS

Jason Gibbs <>

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo