Menu

nataliaesamuelEvento oferece formação em microscopia a jovens pesquisadores latino-americanos

Os técnicos administrativos Natália Katley Oliveira e Samuel Tadeu Rocha, do Centro de Aquisição e Processamento de Imagem (Capi) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, foram selecionados para participar do Imaging Latin American, atividade de formação em microscopia destinada a jovens pesquisadores latino-americanos, que aconteceu neste mês de setembro no Uruguai.

 

capi5A iniciativa, abordagem teórica e prática sobre métodos de microscopia óptica e suas aplicações biológicas, foi oferecida pela Unidade de Bioimagem Avançada do Institut Pasteur, de Montevidéu, em parceria com o Centro de Imagem Avançada do Howard Hughes Medical Institute – Janelia Research Campus, da Virgínia, Estados Unidos.

A bióloga Natália Katley considerou o workshop com os especialistas norte-americanos uma oportunidade “incrível” de aprendizado e capacitação do corpo técnico do Capi. “Foi possível aprofundarmos o conhecimento sobre processamento e análise de imagens, uma área que precisa ser fortalecida em nosso centro multiusuário aqui do ICB”, avaliou a bióloga Natália Katley.

samuelDurante as atividades, os participantes puderam aprender um pouco sobre como conceber e executar adequadamente experimentos de microscopia e testar quantitativamente questões biológicas complexas. Além disso, para Natália Katley, que é doutora em patologia, o evento promoveu a interação e o networking com outros centros de microscopia, “importantes para fomentar a rede de microscopistas de todo o mundo”.

 

 

 

 

 

capi3Os técnicos do ICB apresentaram o trabalho realizado no Capi e também um pouco sobre as técnicas aplicadas em suas pesquisas. De acordo com Natália, em conversa com outros participantes, “ficou claro que o centro está bem estruturado e completo em relação à sua estrutura, especialmente, após a aquisição do microscópio de super-resolução”.

Natália e Samuel foram selecionados entre mais de 300 inscritos e ficaram entre os 24 participantes da América Latina.

 

Redação: Dayse Lacerda

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo